UM ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DE CONCEITOS DA ESCOLA CLÁSSICA DE ADMINISTRAÇÃO NA EMPRESA MASTER VISION
Por: Franciley Ribeiro • 5/6/2017 • Trabalho acadêmico • 3.153 Palavras (13 Páginas) • 609 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
UM ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DE CONCEITOS DA ESCOLA CLÁSSICA DE ADMINISTRAÇÃO NA EMPRESA MASTER VISION
MANAUS
2016
Adria Maria Jesus Almeida - D13628-3
Brenda Alves da Silva – N955BE8
Cláudio Jorge de Oliveira Jardim – N786BD-3[pic 3]
Franciley Ribeiro Ramos – C6522C-6
Jozilene Carlos Saraiva – D14437-5
Mario Jorge Nascimento da Costa Junior - N112BA-8
UM ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DE CONCEITOS DA ESCOLA CLÁSSICA DE ADMINISTRAÇÃO NA EMPRESA MASTER VISION
[pic 4]
MANAUS
2016
Sumário
Introdução..........................................................................................................04
- Revisão Conceitual................................................................................05
1.2 Organização.....................................................................................05
1.3 Administração….............................................................................06
1.4 processos da administração .........................................................07
1.5 Escola clássica da Administração................................................09
2 Estudos de casos........................................................................................12
2.1 perfil da organização .....................................................................12
2.1.1 Excelência no atendimento........................................................13
2.1.2 Principais Insumos.....................................................................13
2.1.3 Principais Concorrentes da Organização................................13
2.1.4 Descrição e Identificação de Praticas na Organização..........13
Pontos a serem melhorados .......................................................................14
CONSIDERAÇÕES FINAIS ...........................................................................15
Referencias Bibliográficas...........................................................................16
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo demonstrar a aplicabilidade dos conceitos da Escola Clássica de Administração na empresa Master Vision.
A Escola Clássica recebe esse nome, por que seus integrantes sistematizaram os fundamentos da administração durante a transição do século XX (mesma época da Revolução Industrial). A eficiência dos processos produtivos, o combate ao desperdício, a administração com processos e eficiência do modo burocrático de organização são os conceitos que encontram-se nas raízes da Escola Clássica. Foram os clássicos Taylor que deu inicio a Administração Científica e Fayol o mentor da Teoria Clássica, que escreveram as primeiras ideias, aplicaram as experiências e criaram as soluções. Seu principal objetivo era entender e fazer funcionar os sistemas produtivos que nasceram com a Revolução Industrial.
A abordagem Clássica da Administração é o ponto de partida da administração, porém na contemporaneidade seus fundamentos passaram por transformações .Segundo Chiavenato a Administração Cientifica é incompleta, parcial e inacabada, por se limitar apenas aos aspectos formais da organização, omitindo a organização informal e os aspectos humanos dos seus integrantes. E já a Teoria Clássica da Administração passa por um mapeamento nas funções básicas da empresa onde surgem os recursos humanos e a área de vendas ou marketing.
1 Revisão conceitual
O mundo em que vivemos é composto por organizações, que por sua vez são capacitadas em produção de bens e serviços. A organização é quem planeja, coordena, dirige, controla e executa todos os serviços que são direcionados a pessoas, pois trabalha para pessoas e com pessoas a fim de um produto final.
1.2 Organização
Por organização, entende-se que é o agrupamento de pessoas, que se reuniram de forma estruturada e deliberada e em associação, traçando metas para alcançarem objetivos planejados e comuns a todos os seus membros, (LACOMBE, 2003). Todas as organizações são compostas por pessoas e por recursos não-humanos, que são recursos matérias, tecnológicos, físicos, financeiro, mercadológicos etc.
De acordo com Moraes (2004), os elementos humanos e materiais, que fazem parte das organizações, possuem forte ligação e interdependência do meio ambiente, no qual estão inseridas, e a este fazendo trocas constantes. As organizações poder ser de variados seguimentos, tamanhos, estruturas e objetivos, por tanto uma organização é heterogênea em sua extensão. São também de fins-lucrativos (empresas) e sem fins lucrativos como, igrejas, serviços públicos, entidades filantrópicas, ONGs etc.
A teoria da organização, segundo Chiavenato (2014) concebe a organização como estrutura que é influenciada pelas concepções antigas da organização. A estrutura organizacional é uma linha de autoridade que interliga as posições da organização e define a subordinação entre colaboradores. Para Teoria Clássica, a estrutura organizacional é analisada de cima para baixo e do todo para as partes.
A organização integra uma divisão de trabalho claramente definida, onde se encontra a base da organização. A divisão do trabalho introduz a especialização e a especialização das tarefas. Enquanto a Administração Científica preocupava-se com a divisão do trabalho no nível do operário, fragmentando as tarefas deste, já a Teoria Clássica se preocupava coma divisão no nível dos órgão que compõe a organização.
1.3 Administração
A palavra Administração vem do latim, ad – que significa direção, tendência para, e minister – que significa subordinação ou obediência, ou seja, quem realiza uma função sob comando de outra ou presta serviço a outro, (CHIAVENATO, 2003).
...