Um estudo sobre o uso de teorias administrativas no laboratório Biovet
Pesquisas Acadêmicas: Um estudo sobre o uso de teorias administrativas no laboratório Biovet. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: De_guima • 15/11/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 7.305 Palavras (30 Páginas) • 459 Visualizações
INTRODUÇÃO.
Pensar na gestão e trajetória de vida de uma empresa, nos faz aprofundar num novo contexto de mudanças decorrentes das constantes transformações no mundo.
Ao adentrarmos na estrutura organizacional de uma empresa, com o objetivo de estudarmos seu organograma empresarial é possível captar o grande desafio de um gestor, bem como, seu gerenciamento e sua gama de ações estratégicas para o alcance e efetivação de seus objetivos.
Aquilo que julgávamos ser o suficiente para garantir o bem estar, hoje se tornou insuficiente, o que tem objetivado as empresas a investirem tanto na satisfação do profissional quanto da empresa, por conseqüência, levando a organização a um estágio motivacional que flui como resposta a satisfação dos seus clientes.
A administração é conhecida como um mecanismo estruturador, articulador e que estuda as necessidades de um grupo que coopera entre si para efetivar metas estabelecidas num conjunto de diretrizes, recursos, interesses e ambições, possibilitando de forma consolidada e estruturada a realização de negócios empresarias para a consecução dos resultados almejados.
O trabalho que segue, tem a pretensão de visibilizar o processo organizacional da empresa, bem como, a sua evolução juntos as práticas administrativas no contexto geral das Teorias Administrativas.
1.RESUMO CONCEITUAL
A presente seção tem por finalidade contextualizar as Teorias da Administração, de como ela é abordada nas organizações quais os conceitos envolvidos para a realização do trabalho.
O Laboratório Biovet sediado em Vargem Grande Paulista (SP). possuindo um Centro de Pesquisas e um Centro Técnico de Reprodução de Eimérias, localizado em Ibiúna (SP), entre outras unidades, mantém como rotina o treinamento e o desenvolvimento de sua equipe de 300 pessoas. Conta para isso com um cronograma de atividades, com metas definidas de aprimoramento, buscando oportunidades de crescimento profissional e novas habilidades
Toda empresa, não importa seu segmento, busca excelência na fabricação e fornecimento dos seus produtos, com o Laboratório Biovet não seria diferente, como em sua estrutura existe vários setores é difícil dizer que é utilizado apenas uma das teorias administrativas. Verificamos após entrevista e análise da sua história que a teoria que tem mais predominância na gestão de pessoas do Laboratório Biovet, é a Teoria Clássica .
A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência.Sua gestão segue os princípios de Fayol;
1° Divisão de Trabalho: “A divisão do trabalho tem por objetivo produzir mais e melhor, com o mesmo esforço.” Para ele, a repetição diária da mesma peça ou dos mesmos procedimentos, faz com que as pessoas adquiram mais habilidade, mais segurança, precisão, aumentando o rendimento. A mudança de ocupação ou de tarefas implica num esforço de adaptação que diminui o rendimento.
A divisão de tarefas reduz o número de objetivos que necessitam de esforço e concentração. Reconhecia que esta era a melhor forma de obter o máximo proveito do indivíduo e da coletividade, aplicando-se a todos os tipos de trabalho. Como resultado, surge a especialização das funções e a separação dos poderes.
2° Autoridade e Responsabilidade: Autoridade está profundamente ligada à responsabilidade; não se concebe a 1a sem a 2a, pois a responsabilidade é uma decorrência natural da autoridade. Faz-se necessária a sanção (baseada num sentimento de justiça), pois “é preciso incentivar as ações úteis e conter as que não têm esse caráter.”.
A penalidade é estabelecida com base no grau de responsabilidade. Se definir a sanção para um operário é relativamente fácil, tanto é mais complicado na medida em que se sobe na escala hierárquica, tornando-se “cada vez mais difícil identificar o grau de influência do ato inicial da autoridade no efeito produzido e estabelecer o grau de responsabilidade do chefe.”.
Assim sendo, deduz-se que a sanção é algo convencional: “quem a estabelece deve ter em conta o ato em si, as circunstâncias que o rodeiam e a repercussão que possa ter.” Isto exige alto valor moral, imparcialidade e firmeza. Fora destas condições, é possível que todo sentimento de responsabilidade desapareça da empresa. É bom lembrar, também, que a responsabilidade é tão temida quanto à autoridade é cobiçada.
3- Unidade de comando - Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contra-ordens.
4- Unidade de direção - O controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupo de atividades com os mesmos objetivos.
5-Disciplina - Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas pra todos os funcionários. A ausência de disciplina gera o caos na organização.
6-Prevalência dos interesses gerais - Os interesses gerais da organização devem prevalecer sobre os interesses individuais.
7- Remuneração - Deve ser suficiente para garantir a satisfação dos funcionários e da própria organização.
8-Centralização - As atividades vitais da organização e sua autoridade devem ser centralizadas
9-Hierarquia - Defesa incondicional da estrutura hierárquica, respeitando à risca uma linha de autoridade fixa.
10-Ordem - Deve ser mantida em toda organização, preservando um lugar pra cada coisa e cada coisa em seu lugar.
11-Eqüidade - A justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa.
12-Estabilidade dos funcionários - Uma rotatividade alta tem conseqüências negativas sobre desempenho da empresa e o moral dos funcionários.
13-Iniciativa - Deve ser entendida como a capacidade de estabelecer um plano e cumpri-lo.
14-Espírito de equipe - O trabalho deve ser conjunto, facilitado pela comunicação dentro da equipe. Os integrantes de um mesmo grupo precisam ter consciência de classe, para que defendam seus propósitos.
Com os estudos da utilização das teorias administrativas no Laboratório Biovet podemos entender que todas as empresa independente do seu segmento tem que estar atenta as pessoas inseridas na organização, buscando a satisfação
...