Unopar trabalho de administração
Por: Érika Thaís Brito • 27/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.074 Palavras (5 Páginas) • 839 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
RONALDO DE OLIVEIRA ARAÚJO
ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA
[pic 3]
Arcoverde - PE
2014
RONALDO DE OLIVEIRA ARAÚJO
ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA
Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Microeconomia e Macroeconomia; Métodos Quantitativos; Ética Política e Sociedade e Seminário.
Orientador:
Prof.
Marcelo Caldeira Viegas
Regina Lucia Sanches Malassise
Sebastião de Oliveira
Wilson Sanches
Arcoverde - PE
201[pic 4]4
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
Esta atividade individual, aborda as disciplinas de: Microeconomia e Macroeconomia; Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão Empresarial; Ética, Política e Sociedade, destacando de forma objetiva grandes temas como taxa de câmbio, nível de produção, inflação e emprego. Tendo em vista que as disciplinas estudadas são peças fundamentais para auxiliar a formação de um bom administrador.
DESENVOLVIMENTO
MICROECONOMIA E MACROECOMIA
A palavra Microeconomia, é originária no grego, micros que significa pequeno; tratando-se de produtores, consumidores individuais, famílias, administradores; cuida dos das ofertas de um determinado bem ou serviço. Já a Macroeconomia, é um estudo mais abrangente, sobre a economia do país, envolvendo: preços, emprego e desemprego, investimentos, taxa de câmbio, poupança, consumo, inflação, entre outros fatores.
O avanço no crescimento da economia e dos supermercados do Rio Grande do Sul, teve diversos fatores favoráveis e decisivos para que o setor Supermercadista do Estado, apresentasse além deste crescimento, uma porcentagem de 6,7% do Produto Interno Bruto (PIB), do País, sendo também classificado como a quarta economia brasileira, impulsionada por dois setores: a indústria de transformação e a agropecuária, onde a participação da indústria apresenta 21,28% do Valor Acrescentado Bruto, e a Agropecuária 8,7%, concentrando em aproximadamente 30% da estrutura econômica; o que se pode explicar também pelas estruturas de mercado, como: “a participação de governo, diferenciação de produtos, distribuição e número de vendedores e compradores, existência de barreiras à entrada de novos concorrentes, integração vertical elasticidades de demanda e economias de escala de produção”.
Dados apontam também que a presença do Rio Grande do Sul, no setor Supermercadista no País, cresceu 80% nos últimos dois anos; registrando no ano de 2013 um saldo positivo de 272,2 bilhões de reais, resumindo em tese: o cálculo de Índice de Concentração de Mercado, no Rio Grande do Sul está crescendo, dando-se por principais fatores a entrada de redes supermercadistas estrangeiras na área de varejo, como exemplo, as empresas: Sonae, Carrefour, Wal Mart, entre outras, concentrando a economia em direção aos grandes centros do Estado, onde não é existente domínio de demais empresas e um grande mercado consumidor, o que caracteriza-se um oligopólio, ou seja, a hegemonia das grandes empresas no Mercado.
MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL
- Medidas Descritivas:
- Medidas de Tendências Central – Dentro das medidas descritivas, existem três divisões, e a medida de tendência central é um valor que representa a entrada típica ou centra de um conjunto de dados. As medidas mais utilizadas são: média, mediana e moda.
- Medidas de Dispersão – As medidas de Dispersão, descrevem os dados quando são referentes a 0 grau de afastamento dos valores em relação ao valor central, classificando-o como heterogêneo ou homogêneo, usando como ferramenta a amplitude, desvio padrão e desvio médio, e a variância.
- Técnicas de Amostragem Probabilística – São classificadas como: Aleatória Simples (quando os seus elementos tem a mesma probabilidade de serem selecionados, inexistindo critério de divisão da população para extração da amostra; Aleatória Estratificada (quando a separação é realizada em extratos com comportamento igual ou homogêneo, dividindo-se apenas como a amostra de acordo com a participação de cada grupo; Aleatório por Conglomerados: quando a amostra em subgrupos heterogêneos são divididos, não havendo critérios de separação de grupo. E por fim, a Amostragem Sistemática (Utiliza o primeiro elemento para realizar próximas seleções, através de um critério sistemático até se obter o número de elementos esperados.
- Números-Índices – Utilizado para indicar variações relativas em quantidades, preços e valores de um ou mais artigos, durante um período ou em locais diferentes, num ambiente interno ou externo, sendo fundamental para campos de pesquisa de mercado.
- Deflação de Dados – Significa dizer: queda geral dos preços, e não de um ou outro produto isoladamente. É o contrário de inflação, mas é permanece como medida de variação dos índices dos preços do consumidor. A deflação, também pode ser vista pela empresa, como uma inflação negativa, em termos de lucratividade.
ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE
As ideias sobre ética, surgem e desenvolvem-se como uma necessidade imediata de responder aos problemas sociais, políticos ou até mesmo históricos, oriundos das interpretações entre a própria sociedade, destacando os problemas comportamentais ligados a moral, ou seja, as delimitações sociais e históricas das pessoas indicam a sua dimensão social e os pontos de vista éticos.
Determinar e abordar de forma crítica as ideias e pontos de vista éticos das políticas sociais, demandam atingir as mais diversas classes sociais, através das estruturas sociais econômicas, morais e políticas, minunciosamente avaliadas, sem menosprezar a possibilidade de conflito de ideias, levando-se em consideração que o capitalismo ainda não conseguiu descobrir uma forma de criar riquezas econômicas do nada, aprofundando deste modo as diferenças sociais.
...