Utilizando métricas para dimensionar um software.
Por: RôMierling Erbe • 16/10/2015 • Artigo • 707 Palavras (3 Páginas) • 415 Visualizações
Utilizando métricas para dimensionar um software.
Joissy Andrade
Fichamento
RESUMO: Artigo objetivando explicar os fundamentos e funcionamento das métricas de software, abordando como exemplo a Análise por ponto de Função e os Pontos por Caso de Uso. Visando o melhor entendimento do assunto tem-se ainda a exposição de uma situação real que envolve uma empresa bem sucedida que utiliza métricas de software.
Autores: Artur Costa, Diego Henrique, Gleidson Sérgio, Lucas Lisboa, Rick Andrade.
“Segundo o IEEE, métrica é uma medida quantitativa do grau com que o sistema, componente ou processo possui um dado atributo” (pag. 01).
“Medições requerem entidades (objetos de interesse), atributos (características das entidades) e regras ou escalas para atribuir valores (medidas) aos atributos. Na prática, métrica e medida tem o mesmo significado (pag. 01)”.
“Ao se calcular métricas, podemos aperfeiçoar uma das tarefas mais importantes da Gerência de Projetos que é o planejamento (pag. 02)”.
“Em diversas áreas da Engenharia a medição é algo extremamente importante e comum, seja para definir o tamanho de uma planta, a distância de um lugar para outro, entre outros exemplos (pag. 02)”.
“Métricas de Software é uma área de estudo que visa medir atributos de uma determinada entidade (pag. 02)”.
“Deve-se medir um software, principalmente, porque através da medição pode-se entender melhor e aperfeiçoar o processo de desenvolvimento e gestão, inclusive melhorando a relação com os clientes (pag. 03)”.
“No processo de utilização de Métricas de Software deve-se garantir algumas propriedades para que as mesmas sejam utilizada da maneira mais eficiente possível (pag. 03)”.
“As Métricas de Software devem ser a rigor práticas, com baixo custo e confiáveis. Elas se dividem basicamente em diversos tipos, dentre eles temos: Métricas Diretas, Métricas Indiretas, Métricas Orientadas a Tamanho, Métricas Orientadas por Função, Métricas de Produtividade, Métricas de Qualidade e Métricas Técnicas (pag. 03)”.
“As Métricas de Software correspondem a técnicas para medição de um software (pag. 03)”.
“A Análise de Pontos por Função (APF) consiste em uma importante técnica para a medição de projetos de software. Seu papel é estabelecer uma medida através dos Pontos de Função, observando as funcionalidades que o software possui através do ponto de vista do usuário (pag. 04)”.
“Os cálculos dos pontos por função devem seguir o Manual de Práticas de Contagem do IFPUG (International Function Point Users Group), que nada mais é que um grupo internacional que estabelece padrões e regras para a utilização da análise dos pontos por função (pag. 04)”.
“O método Use Case Points (UCP) foi elaborado por Gustav Karner no ano de 1993 tendo como base o APF (Análise por Ponto de Função) (pag. 04)”.
“Calcular o UUCP (Unadjusted Use Case Point): Relacionar os atores de acordo com nível de complexidade. Simples, médio, complexo. Pesos 1,2,3 (pag. 05)”.
“Relacionar e classificar os casos de usos de acordo com a complexidade. Simples, médio, complexo. Pesos 5, 10, 15 (pag. 05)”.
“Para calcular o UUCP faz-se: UUCP = Total de peso dos atores relacionados + Total de peso dos casos de uso relacionados (pag. 05)”.
...