Análise do Fluxo de atendimento de um Fast Food utilizando o software ARENA
Por: bmonteirodp • 4/6/2018 • Trabalho acadêmico • 925 Palavras (4 Páginas) • 361 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA
SIMULAÇÃO DE SISTEMAS
Simulação utilizando o software Arena
Análise do fast-food IN-N-OUT
BÁRBARA MONTEIRO DE PAULA – 385338
FORTALEZA
2017
1. Introdução
Neste relatório foi feita uma análise de um fast food durante o horário de pico de funcionamento do estabelecimento em um dia bastante movimentado. Foi considerada a seguinte situação: em um primeiro guichê, o cliente realiza o pedido e faz o pagamento, e no segundo guichê o cliente recebe o produto pedido. Em ambos os guichês há filas de espera. Atualmente, há um atendente registrando os pedidos e um atendente montando e entregando os pedidos. O proprietário gostaria que o tempo de espera médio dos clientes na fila no horário de pico fosse de no máximo 15 minutos. Ademais, ele deseja expandir o espaço interno de forma que os carros não fiquem esperando na rua. Atualmente, o espaço interno comporta no máximo 5 carros.
Desse modo, foram testadas situações nas quais aumenta-se o número de funcionários no guichê 1, aumenta-se o número de funcionários no guichê 2 e na qual aumenta-se o espaço interno, de modo a buscar analisar qual medida é mais apropriada para ser tomada pelo proprietário do local.
2. Análise da Situação Inicial
A situação inicial foi analisada considerando o horário de pico de 19 às 21 horas de um dia bastante movimentado e foram feitas 10 replicações, de modo a permitir uma análise mais confiável da situação. Nesse primeiro momento, há um funcionário atendendo no guichê 1 e um funcionário atendendo no guichê 2.
A simulação está representada na figura abaixo.
[pic 2]
Figura 1 : Simulação do processo no software Arena.
O resultado obtido na simulação da situação inicial está representado sucintamente na tabela abaixo.
[pic 3]
Tabela 1: Situação Inicial.
Inicialmente o tempo médio de espera dos clientes era de 11.8582 minutos, podendo variar entre 0.00 e 43.3377 minutos, o que excede bastante o tempo máximo de espera desejado pelo proprietário. Pode-se perceber que o guichê 1 tem um tempo de espera consideravelmente maior do que o do guichê 2, de modo que é o gargalo do problema. Além disso, ao analisar o WIP, a simulação mostra que o número médio de carros no sistema ultrapassa 5 carros, o que propicia insegurança para o proprietário, tendo em vista que a quantidade de carros excedente fica na rua.
3. Análise das situações alternativas
3.1. Aumenta-se o número de funcionários no guichê 1
3.1.1. Dois funcionários no guichê 1 e um funcionário no guichê 2
[pic 4]
3.1.2. Três funcionários no guichê 1 e um funcionário no guichê 2
[pic 5]
Observando-se as tabelas acima, pode-se perceber que o aumento no número de funcionários no guichê 1 melhora a performance do processo, mas o aumenta demasiado pode sobrecarregar o guichê 2, provocando o crescimento no tempo de espera do cliente.
...