Vantages Competitivas na Administração
Por: abilene10 • 4/3/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 2.046 Palavras (9 Páginas) • 293 Visualizações
Disciplina: Processos Administrativos
Planejamento Estratégico: Como as estratégias Organizacionais podem trazer vantagens competitivas.
NOME | Abilene Alves da Silva |
RA | 4252065042 |
Dependência e Recuperação
Anhanguera Educacional
ANO 2016
Disciplina: Processos Administrativos
Planejamento Estratégico: Como as estratégias Organizacionais podem trazer vantagens competitivas.
Dependência e Recuperação
Trabalho desenvolvido na disciplina Processos Administrativos, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação, sob orientação do tutor (Evanildo Roberto Verona).
Anhanguera Educacional
ANO 2016
- INTRODUÇÂO:
O ser humano tem nescecidades básicas e desejos que gera ao consumo. Para suprir estas demandas ás pessoas passaram a trabalhar em conjunto, em busca de melhorar suas ações e esforços, reuniram idéias e experiências, criando diverças ferramentas de gestão.
O mundo vive em constantes mudanças com isso às organizações precisam antever as transfomações e se adaptar a estes ambientes.
Nas organizações a tomada de decisão é frequente e tem que ser com exatidão, por isso a base precisa ser sólido para gerar consequências positivas.
Para que o gestor escolha o melhor caminho, precisa de uma visão ampla do ambiente interno e externo da empresa do ramo em que atua considerando todas as características culturais políticas e sociais.
Neste ambiente a concorrência é acirrada e a qualidade aumenta cada dia mais, deixando de ser um atrativo e passa a ser obrigatório nos produtos e serviços prestados. Para sobreviver neste mercado contamos com ajuda de diversas ferramentas de gestão sendo uma delas o planejamento estratégico que iremos abordar neste trabalho.
- DISCUSSÂO:
Segundo Lodi a estratégia é “a mobilização de todos os recursos da empresa em âmbito global, visando atingir objetivos em longo prazo”.
Estratégia é ação de planejar um trabalho, plano ou objetivo de forma sistemática.
Planejamento estratégico é uma ferramenta gerêncial que ajuda diagnosticar pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças.
Segundo Denning “é a determinação da futura postura da empresa como sua lucratividade, inovação etc”. Para elaborar um planejamento estratégico temos que fazer a:
- Análise de ambiente, como as condições variáveis, suas perspectivas, coações e enfrentar desafios e oportunidades.
- Análise organizacional, análisar condições atual e futura, os recursos disponíveis e a competência da empresa ou produto no mercado.
Juntar estas análises e formular estratégia para tomada de decisão da qual será executado no tempo estabelecido.
O planejamento estratégico é a sequência das atividades dentro da empresa, passo a passo como sua construção, execução e avaliação.
- Articulações estratégicas.
É uma ligação de fatores internos e externos na procura do melhor caminho, para aplicar a competência, recursos e esforços para alcançar o objetivo da empresa, após estabelecer este conjunto de decisões dependerá de outros recursos como tecnológicos e estrutura organizacional etc.
Porém esta estratégia tem que se adaptar ao ambiente dinâmico e não pode ter somente um caminho e sim várias rotas capazes de adequar aos obstáculos diários.
Quem define estas estatégias é nílvel institucional, como por exemplo, o proprietário, diretoria ou gerentes, sendo de longo prazo para execução, a devolutiva destas ações vai demandar a continuidade ou os reparos para adequar às novas ações.
É o nílvel intermediário que vai desdobrar em plano tático e desenvolver esta estratégia em diversos setores da empresa em médio prazo. A execução quem faz é o nível operacional no curto prazo.
- Tipos de estratégias empresariais.
As empresas tem diversos ambientes e dentro deste existe ainda os sub-ambientes cada um é definido pela dependência da empresa que para poder administrar os mesmo utiliza várias estratégias como:
- Ajuste ou negociação: Nesta estratégia a empresa faz acordos com outras empresas em troca de bens e serviços, é preciso revisar com frequência a nescessidade deste acordo, a negociação e descreve o acordo entre as parte envolvidas, ou seja, uma permuta de compromisso da qual é baseado na fé e confiança de que as mesmas cumpriram o prometido.
- Cooptação ou coopção: É um processo de unir-se com novos parceiros para fazer uma aliança no processo decisório entre empresas, como meio de impedir ameaças, porém limita a liberdade da empresa em escolher seus objetivos.
- Coalizão: Duas ou mais empresas que se unem para alcançar um objetivo em comum e segue o mesmo processo de cooptação.
- Competição: É a rivalidade entre duas ou mais empresas, a competição inclui a concorrência na busca de recursos, clientes ou compradores.
- Desdobramentos estratégicos:
- Problema empresarial: Tratado pelo nível institucional da empresa é referente ao produto, serviço em que mercado atuar.
- Problema administrativo: Tratado pelo nível intermediário da empresa é referente ás atividades internas, como normas e procedimentos que mantém a organização em atividade integrada.
- Problema de equação: Referente à execução de produto e serviços, escolha de técnologia a criação de sistema, tratada pelo nível operacional da empresa.
2.4. Estratégia Competitiva.
A estratégia competitiva se divide em quatro etapas, que busca a melhor representação no mercado como defesa, aumento na participação e a atuação em novos mercados.
- Estratégia defenciva: Para manter ou defender a ação do concorrente foco na manutenção e aumento da eficiência. A empresa adquire excelência operacional aumento da qualidade e na produtividade.
Nível institucional; da empresa procura defender a fatia no mercado atual com produto ou serviço de qualidade, preços competitivos e serviços ao consumidor, porém as mudanças no mercado faz com que fiquem menos confiantes.
...