Visita Técnica
Por: v2917 • 6/5/2016 • Relatório de pesquisa • 1.215 Palavras (5 Páginas) • 359 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O setor privado é um grupo de atividade econômica, onde o estado não controla, tendo como o principal protagonista a empresa, onde pode ser formada por apenas um individuo ou um conjunto deles.
A prática profissional foi desenvolvida no período de 12 de abril a 16 de maio de 2016, com carga horária de 4 (quatro) horas diárias e carga horária total de 80 horas. O Relatório de Prática na Etapa 2, visa mostrar algumas das atividades realizadas dentro de um Setor Privado, destacando algumas de suas principais atividades realizadas, conhecendo assim um pouco de como funciona a organização nesse setor. Contribuindo assim, para o melhor funcionamento da Organização e auxiliando com novas experiências ao Técnico em Administração.
2 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
2.1 APRESENTAÇÃO DO LOCAL DA PRÁTICA 2
A Prática 2 foi realizada na Empresa Benaion Indústria de Papel e Celulose S/A – BIPACEL, que fica localizada na Rua das Samambaia, Nº 750 - Santa Etelvina - Manaus - AM, em uma área de 22.200 m² ( vinte dois mil duzentos metros quadrados ) e 20.450 m² ( vinte mil quatrocentos cinqüenta metros quadrados ). A Bipacel foi fundada em 1991 por Tocantira Benaion, sendo uma pioneira no ramo de papel, pertence ao Setor Privado, sendo uma empresa familiar com sociedade anônima e possuindo capital fechado. Conta com 150 pessoas no seu quadro de colaboradores internos e mais alguns representantes comerciais (vendedores autônomos). O funcionamento da mesma está dividida em quatro turnos:
- Comercial: de 08:00 às 17:00.
- 1°Turno: de 06:00 às 14:00.
- 2°Turno: de 14:00 às 22:00.
- 3°Turno: de 22:00 às 06:00.
Atualmente fornece tanto para o próprio estado do Amazonas, mas também abriu negócios com os estados de Roraima e Porto Velho. Sendo considerada uma indústria de transformação, onde a sua principal matéria-prima, o papel, é todo reciclado. Possui várias marcas conhecidas no mercado como: TOP, CELUS, TOKE, TOV, GOLD WHITE E Papel Higiênico ROLÃO.
2.1.1 Missão
A missão é tida como o detalhamento da razão de ser da empresa, ou seja, é o porquê da empresa. Na missão, tem-se acentuado o que a empresa produz, sua previsão de conquistas futuras e como espera ser reconhecida pelos clientes e demais stakeholders.
A missão da Bipacel é “Oferece produtos de linha higiênica buscando a satisfação do cliente, fornecedores, colaboradores e acionistas em harmonia com o meio embiente e a comunidade.”
2.1.2 Visão
A visão é algo responsável por nortear a organização. É um acumulado de convicções que direcionam sua trajetória. O professor de empreendedorismo Louis Jacques Filion define visão como "a imagem projetada no futuro do espaço de mercado futuro a ser ocupado pelos produtos e o tipo de organização necessária para se alcançar isso"
A visão da Bipacel é “Ser uma organização lider de mercado procurando atender as necessidades de seus clientes e partes interessadas.”
2.1.3 Politica da qualidade
A política está relacionada as diretrizes globais da organização, expressa pela alta direção, relativas a qualidade, levando-se em conta sua missão e visão, e sua situação estratégica aos seus concorrentes e mercado, o que servirá para a tomada de ações gerenciais.
Sendo que a da empresa Bipacel “A Benaion Industria de Papel e Celulose SA, esta comprometida com o atendimento aos requisitos do produto, e busca a melhoria continua com a satisfação de seus clientes.”
2.2 PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DO PAPEL EM PRODUTO
2.2.1 Processo de pesagem
Apara é a sobra de papel aparado ou cortado em suas margens, geralmente com guilhotina, ou seja, o papel que é utilizado para a reciclagem.
O primeiro processo feito é com o recebimento das aparas através da pesagem das mesmas por uma balança para medir a quantidade recebida, onde essa balança suporta o peso de até 20 toneladas.
2.2.2 Como ocorre o processo de mistura
O Hidrapulper é um Desintegrador Vertical, parecido com um liquidificador.
É empregado para desintegração de aparas, celulose, recortes das máquinas, etc.
A mistura é feita da seguinte maneira: o papel é colocado na Hidrapulper, logo em seguida a Hidrapulper é ligada através de um painel onde recebe a água através de uma bomba e começa o processo onde se mistura tudo até formar uma massa homogênea.
2.2.3 Armazenamento da massa de papel
Após o papel passar pela Hidrapulper e se tornar uma massa de papel, ele é transportado através de bombas para tanques, onde fica armazenado esperando o seu uso para preparação.
2.2.4 Preparação do papel
Tendo passado pelos processos anteriores a massa de papel passa pela máquina de papel para ser feito uma filtragem, onde se retira todas as impurezas que ainda estão no papel, como grampos, cola, sujeira, etc.
2.4.5 Refinação, Secagem do papel
É no processo de refinação que se utiliza uma quantitade de violeta,para clarear o papel, ou seja, quanto mais branco o papel que será fabricado, mais violeta ele receberá.
Após isso o papel passa pela Bomba de Vácuo, onde ocorre a retirada de água através da prensagem do papel.
A Caldeira manda o vapor (calor) para o Mo molusco, fazendo que ocorra o processo de secagem do papel. Ocorrendo a secagem, o papel move-se para uma Enroladeira no qual fica em formato de rolos gigantes.
...