XYZ SERVIÇOS DE CONSULTORIA EM GESTÃO EMPRESARIAL
Por: tanibarreto • 20/8/2019 • Trabalho acadêmico • 3.453 Palavras (14 Páginas) • 485 Visualizações
XYZ SERVIÇOS DE CONSULTORIA EM GESTÃO EMPRESARIAL |
IMPLANTAÇÃO DE PLANO DE RECOMPENSAS POR DESEMPENHO INDIVIDUAL |
Questões relacionadas à Gestão de Pessoas e, especialmente, as questões que se referem aos planos e sistemas de recompensas têm sofrido diversas alterações nas organizações atuais. Na empresa XYZ, Maria encontrou algumas adversidades na implantação do plano de recompensas. Com um cenário estritamente tradicional, algumas questões tornaram-se prioridade para iniciar o plano. Questões referentes à remuneração, progressão e promoção dentro da empresa, por exemplo, eram trabalhadas através do nepotismo ou favoritismo. Maria iniciou seu plano, trabalhando questões que estão diretamente ligadas à motivação das pessoas, aos aumentos de salários, à estrutura de custos e à necessidade de que sejam estabelecidas as condições ideais para que haja entrega plena da capacidade de produção.
Chiavenato (1999) propõe algumas políticas e práticas essenciais para a gestão do trabalho das pessoas. Entre essas políticas está analisar e descrever os cargos, e, também, administrar progressões e promoções estabelecidas na empresa. Logo, um plano de cargos e salários e, também, de indicadores de desempenho e de potencial futuro pode ser visto como uma ferramenta de grande importância para as empresas, uma vez que é por meio deste plano que podem ser implantadas práticas de crescimento funcional.
Foram realizadas algumas reuniões com os diretores e com os responsáveis pela área de recursos humanos, para se estabelecer as metas organizacionais e estratégicas do ano. Essas metas, por sua vez, foram separadas por área e desmembradas em metas individuais para que todos os colaboradores pudessem ser avaliados em relação ao alcance de resultados. Após identificar as metas individuais e as competências relevantes para a organização, foi elaborado um questionário para os coordenadores, gerentes e diretores da empresa para que respondessem sobre o alcance de metas e sobre o domínio que os indivíduos possuem das competências listadas. Além de competências e desempenho individual, foi considerada também, a formação técnica, levando em conta os cursos que foram e/ou estão sendo realizados, para identificar se o funcionário possui base e conhecimentos para ascender ao próximo nível hierárquico. Para tanto, fez-se necessário também, promover alguns programas de capacitação na organização.
Alguns elementos foram considerados para progressão e promoção na XYZ :
A partir da consideração desses elementos, foi possível estabelecer uma expectativa de desenvolvimento com a participação ativa do funcionário, possibilitando que cada colaborador busque potencializar seu desempenho profissional. Assim, tornou-se possível também, identificar os potenciais dos funcionários e alocar estes nos cargos de acordo com seu desempenho. O comprometimento da alta gerencia em participar das reuniões foi importante para o estabelecimento das metas organizacionais e individuais. Contudo, notou-se uma dificuldade quanto à avaliação da formação de cada funcionário, pois era preciso um levantamento de horas de capacitação e de anos de experiência na área de cada colaborador. Para tal, foi preciso analisar o currículo de todos os colaboradores e alimentar os dados em uma planilha desenvolvida pelo RH. Tal planilha deve ser, a partir da conclusão deste trabalho, preenchida periodicamente com os dados das próximas contratações para que fique fácil o acesso à informação necessária para as avaliações de desempenho de cada colaborador.[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23]
...