TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA E CIÊNCIA: URGÊNCIA DO DEBATE

Por:   •  21/4/2015  •  Artigo  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 5

ÉTICA E CIÊNCIA: URGÊNCIA DO DEBATE

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Matemática/ EAD (MAD 0471) – Métodos e Técnicas de pesquisa Educacional

04/07/09

RESUMO

A discussão presente neste trabalho foi realizada a partir do confronto entre as falhas e vantagens da relação entre ética e ciência, mostrando a partir de um caráter crítico a importância de uma análise por seus limites e que, embora se tratarem de conceitos distintos não inviabiliza uma relação entre estes dois campos do saber já que, a ética pode nortear a ação e o progresso da ciência em beneficio da humanidade.  

Palavras-chave: Ética; Sociedade; Ciência.

  1. INTRODUÇÃO

Neste estudo pretende-se conceituar e relacionar ciência e ética, evidenciando a relação existente entre elas. A ciência é o conhecimento que resulta do trabalho racional baseando-se em pesquisas, investigações e nas exigências de que as teorias sejam coerentes e verdadeiras sobre a realidade, à ética institui princípios e valores que orientam a sociedade.

Ao definirmos ética, se faz necessário avaliar como esta vem a se contrapor a ciência, visto que começamos a perceber na vida cotidiana um desgaste do ambiente físico e social ao lado do mundo surpreendente da tecnologia, criando uma contradição entre a ciência e a ética levando as conquistas tecnológicas a conviverem ao lado do desequilíbrio ecológico, da miséria, da fome, do desemprego, e finalmente ao lado de toda a agressão que destrói dignidade humana.

  1. CIÊNCIA, ÉTICA E QUALIDADE DE VIDA.

A ciência vem sendo analisada sob os mais diversos ângulos, desde as possibilidades como: a preservação da vida em condições artificiais, a intervenção em fetos ou as ações ligadas à clonagem nos transporta de imediato ao questionamento ético: podemos fazer, devemos fazer? Se de um lado a ciência trabalha com estas possibilidades, apresentamos órgãos que regulam a ética nas pesquisas científicas que envolvam seres humanos, o cuidado no trato dos animais associados à pesquisa científica, a atenção e a sensibilidade com que são vistas as questões referentes à interferência no meio ambiente são indicadores de que estamos diante de um novo cenário.

 A ciência tenta distinguir com sabedoria ética o melhor para o ser humano consciente de que a sociedade depende das conseqüências de um conhecimento sistemático, e que o mesmo dá-se pela leitura, reflexão, sistematização, conhecimento lógico, propiciando benefícios. Entretanto se, ficamos satisfeitos com o a valorização da ética, dentro do campo da ação humana, cabe investigar sob que condições é possível esperar uma aproximação entre a ciência e a ética visto que, esta, entre outras coisas, significa restrição; e o recurso a valores, éticos implica aceitar proibições e limites. A existência de uma sociedade inteiramente livre levaria ao desaparecimento da dimensão ética, que se tornaria desnecessária num ambiente onde tudo fosse permitido.

Entretanto é inerente ao ser humano a ação transformadora da natureza e, por conseqüência, de si mesmo através de conhecimentos e práticas. Alguns filósofos vêem na modernidade ocidental um artifício de instrumentalização da razão. “Na medida em que a razão se torna instrumental, a ciência vai deixando de ser uma forma de acesso aos conhecimentos verdadeiros para tornar-se um instrumento de dominação, poder e exploração da natureza e dos seres humanos” (Chauí, 1994: 283). A dominação da natureza, de si mesmo e do outro são aspectos de um projeto.

A ética está interligada ao desejo de realização pessoal, mantendo com os outros relações justas e admissíveis e as mudanças ocorridas na sociedade moderna, instigou o individuo a conscientização da importância de introduzir questões éticas no cotidiano considerando a necessidade de maior seriedade e comprometimento com a ciência que lhes assegurasse melhor qualidade de vida buscando resgatar os valores morais e éticos do ser humano.

A atitude dos profissionais com relação às questões éticas vem consistir em um caminho para o sucesso ou fracasso em seu trabalho assim sendo, a ética é geralmente, definida como uma ciência que julga os valores morais, a fim de distinguir o bom do mau transportando a incutir o novo no comportamento que procura resgatar a crença na sociedade, em busca de novas verdades que se haviam perdido esta sendo uma das grandes metas do homem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (126.4 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com