ÉTICA E GERÊNCIA NO CUIDADO DE ENFERMAGEM
Por: ls2017 • 16/6/2017 • Trabalho acadêmico • 601 Palavras (3 Páginas) • 527 Visualizações
ÉTICA E GERÊNCIA NO CUIDADO DE ENFERMAGEM
Os enfermeiros devem adotar uma postura ética e profissional ao exercerem o papel gerencial no cuidado de enfermagem, visto que suas ações gerenciais exigem tomadas de decisões éticas em prol do bem estar do paciente. É imprescindível que enfermeiros tomem decisões fundamentadas na ética, no que se refere ao atendimento às necessidades do paciente, da equipe e da instituição.
O trabalho desenvolvido pelos profissionais de enfermagem é caracterizado como um processo contínuo e complexo. Portanto, é fundamental que se tenham boas condições de trabalho, no que se refere a ambiente adequado para a assistência e recursos físicos e materiais indispensáveis para o desenvolvimento de suas ações.
A gerência de enfermagem pode transformara realidade, por tanto tem o poder de reorganizar o cuidado e o processo de trabalho. O enfermeiro precisa obter apoio dos gestores quanto a viabilização de condições de trabalho a fim de diminuir problemas e adequar recursos humanos e materiais para o cuidado aos pacientes, respeitando os princípios éticos universais referentes a dignidade humana, beneficência, não maleficência e justiça.
Devido as várias situações presentes no cotidiano dos profissionais de enfermagem, requer um posicionamento mais firme frente a instituição, tendo um alto poder de argumentação, pautando no código de ética dos profissionais de enfermagem e na legislação profissional vigente, tendo em vista determinação com espirito de liderança, colocando em prática seus conhecimentos, habilidades e atitudes que fará que ocorra mudanças para contribuir para melhores condições de trabalho à categoria.
É importante enfatizarmos que no setor de saúde gerenciam-se recursos materiais e humanos escassos, para necessidades ilimitadas, ou seja, muitas das vezes faltam materiais para a realização dos procedimentos e faltam pessoas capacitadas para trabalhar, com isso remete a grande importância de um bom planejamento.
Perguntas referentes ao texto
- Perante a uma situação de conflito, qual deve ser a postura correta adotada pelo enfermeiro de acordo com o código de ética estudado?
R: Os enfermeiros devem adotar uma postura ética e profissional, visando as suas ações gerenciais nas tomadas de decisão para amenizar conflitos.
- No que se refere ao atendimento às necessidades do paciente, da equipe, da instituição, como devem ser tomadas as decisões pelos enfermeiros?
R: As decisões tomadas pelos enfermeiros tem que ser fundamentada na ética para cumprir todas as necessidades inclusas.
- O trabalho da enfermagem é contínuo e complexo, com isso é fundamental que se tenham boas condições de trabalho, explique fundamentando.
R: É fundamental que se tenham boas condições de trabalho no exercício da profissão de enfermagem no que se refere a ambiente adequado para assistência e recursos físicos e materiais que são indispensáveis para o enfermeiro desenvolvam suas ações.
- Qual a importância da gerência da enfermagem? Quais os benefícios ocasionados?
R: É o poder de transformar a realidade, reorganizar o cuidado e o processo de trabalho. Reorganização, cuidado e processo.
- O que fazer quando faltam recursos humanos e materiais? Como deve ser a conduta de enfermeiro perante tal situação?
R: quando faltam recursos materiais e humanos é imprescindível que haja um bom planejamento do enfermeiro gestor.
A conduta do enfermeiro deve ser pautada no código de ética dos profissionais de enfermagem e na legislação profissional vigente, tendo em vista o alto poder de argumentação, determinação e espírito de liderança, colocando em prática seus conhecimentos, habilidades e atitudes que fará que ocorra as mudanças necessárias por melhores condições de trabalho à categoria.
...