ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Por: elaine.rm • 21/10/2015 • Trabalho acadêmico • 491 Palavras (2 Páginas) • 322 Visualizações
FACULDADE SANTO AGOSTINHO-FSA [pic 1]
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA ADMINISTRATIVA I
PROFESSOR(A): NONATO MOURA
ALUNO(A): ELAINE RODRIGUES DA MOTA
VANESSA SOARES DO NASCIMENTO
VITÓRIA AMANDA GOMES DE OLIVEIRA
TURMA:05N1A
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
ABRIL, 2015
Elaine Rodrigues da Mota
Vanessa Soares do Nascimento
Vitória Amanda Gomes de Oliveira
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL:
Ética e Responsabilidade Social dentro das Organizações
Trabalho Acadêmico ao Curso de Bacharelado em Administração, da Faculdade Santo Agostinho. Atividade Avaliativa.
Professor(a): Nonato Moura.
TERESINA
2015
INTRODUÇÃO:
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
- ÉTICA
De acordo com Chiavenato, a ética constitui o conjunto de valores ou princípios morais que definem o que é certo ou errado para uma pessoa, um grupo ou organização. É uma preocupação com o bom comportamento: é uma obrigação de considerar não apenas o bem-estar pessoal, mas o das outras pessoas.
A ética é vista como um diferencial no mercado competitivo, pois o administrador que souber identificar quais valores agradam e desagradam seus colaboradores internos e externos poderão utilizá-los a favor da organização. Uma organização que trabalha e enganando e aproveitando-se dos seus colaboradores não é bem vista, já a que trabalha com honestidade e justiça será bem mais atrativa aos olhos dos colaboradores.
Chiavenato destaca três aspectos benéficos à organização:
- Aumento da produtividade: quando a empresa age de forma ética com seus colaboradores e investem em seus funcionários os afetam direta e positivamente, gerando satisfação e consequentemente aumento da produtividade.
- Melhoria da saúde organizacional: práticas éticas geram uma boa imagem à marca da empresa, atraindo fornecedores e clientes.
- Minimização da regulamentação governamental: agindo de maneira ética haverá uma menor pressão da sociedade por fiscalização na organização.
Muitas organizações trabalham com um código de ética próprio para orientar e guiar seus parceiros. Para que ele estimule decisões e comportamentos éticos nas pessoas é necessário que as organizações comuniquem seu código de ética aos colaboradores, internos e externos e cobrem continuamente comportamentos éticos.
...