ÉTICA - RESPONSBILIDADE MORAL
Por: Diegopucsp • 6/4/2017 • Trabalho acadêmico • 1.815 Palavras (8 Páginas) • 318 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
ÉTICA NOS NEGÓCIOS
PROFESSOR CLAUDIO ANTÔNIO TORDINO
CONDUTA ÉTICA E RESPONSABILIDADE MORAL – SOUZA CRUZ
TURMA ADM NB8
DIEGO BARBOSA DE AZEVEDO
São Paulo, 09 DE SETEMBRO DE 2016.
Notas
Apesar da companhia ser de um ramo contraditório pretendo mostrar que o seu código de conduta ética em relação a outras companhias é o “mesmo”, nada além do específico, porém pode uma empresa que vende cigarros e exporta tabaco ser socialmente responsável?
Introdução
O código da empresa é constituído por 21 páginas, nas quais estão divididos condutas éticas para os bens pessoais e integridade financeira, como contabilidade e manutenção de arquivos, proteção aos ativos e bens corporativos.
Integridade pessoal e nos negócios, como, conflitos de interesse, suborno e corrupção, entretenimento e brindes.
Comércio nacional e internacional, nele incluso concorrência e antitruste, lavagem de dinheiro, embargos, e comércio ilícito.
Ambiente de trabalho e direitos humanos, que seria o respeito no ambiente coorporativo.
Para cada tópico devemos seguir normas de conduta e comportamento que são globais para todas as empresas que pertencem ao grupo BAT (BRITISH AMERICAN TOBACCO).
O código de conduta ética não tem a pretensão de cobrir todos os tipos de situação que possamos enfrentar no nosso dia a dia de trabalho, no entanto, usamos o documento como referência para atuarmos de maneira correta.
O nosso bom senso e discernimento devem ajudar a seguir e interpretar o código, a empresa sugere quatro tipos de pergunta caso a forma de agir corretamente em uma determinada situação não esteja clara:
- Conheço as normas e orientações internas que podem ser aplicadas à situação?
- Sinto-me à vontade ao fazer o que é proposto?
- Estaria à vontade explicando a minha conduta para a diretoria da empresa, minha família e meus amigos, ou para o público em geral?
- A quem minha conduta afeta? Essas pessoas considerariam minha conduta justa?
Para qualquer dúvida, sugestão ou reclamação a respeito de comportamentos anti-éticos, imorais, ou inadequados, temos um canal de comunicação que podemos reportar o incidente ocorrido tendo a opção de manter sigilo, para nos proteger de qualquer possível retaliação, ou podemos falar abertamente, e assim temos um retorno da ação tomada pela empresa o canal é chamado de F.A.L.E (FEEDBACK DE ASSUNTOS LIGADOS A ÉTICA).
Responsabilidade Moral
Apesar de fazer parte da indústria do cigarro a Souza Cruz reconhece que o consumo de cigarros pode gerar danos a saúde, além disso no site a informações para todas as pessoas que desejam parar de fumar. Danos que a fumaça pode causar ao meio ambiente e desenvolvimento de pesquisas que tem como propósito reduzir o potencial risco do cigarro a saúde.
Mesmo sendo de um ramo controverso a empresa busca levar o seu foco para o público consumidor adulto e já fumante, e leva a conscientização do comércio varejista sobre a importância de não vender e impedir que menores de 18 anos tenham acesso ao cigarro e seus produtos derivados, a empresa também precisa fazer marketing contra o uso de cigarro advertindo que o ato de fumar possa trazer complicações a saúde do usuário.
"Nossa postura, hoje, é reconhecer que o cigarro traz riscos de saúde sérios para determinados indivíduos em relação a determinadas doenças", diz José Roberto Cosmo, gerente de responsabilidade social corporativa da Souza Cruz
Tendo de lidar com uma legislação cada vez mais dura em relação a seu produto, a Souza Cruz optou por cumprir rigorosamente as exigências. "Temos o programa Cuidar, que já educou 90 000 alunos do ensino fundamental e médio sobre comportamentos de risco, e temos uma parceria com a Fundação Getulio Vargas para sensibilizar os varejistas a não vender produtos de risco a menores de 18 anos", diz Cosmo.
Trecho de uma entrevista retirada da intranet da companhia a respeito de sua responsabilidade social.
Em busca da responsabilidade ao meio ambiente, social educacional a empresa no ano 2000 criou o instituto Souza Cruz, uma empresa sem fins-lucrativos que visa o desenvolvimento sustentável
“Um programa positivo é requerido como uma contra-partida… Todas as indústrias de tabaco estão sujeitas a uma cobertura de mídia negativa, a uma legislação adversa e a uma crítica do público em geral. Para contra atacar esta imagem negativa e demonstrar ao público que somos uma indústria responsável e capaz de olhar além dos nossos próprios interesses, desenvolvemos vários programas de serviços públicos. Nossos objetivos para o envolvimento do público são: receber largo reconhecimento pelos serviços de responsabilidade pública”
Letícia Sampaio, diretora executiva do Instituto Souza Cruz
Prêmios
Desde 2007 a empresa vem ganhando diversos prêmios como reconhecimento do seu empenho em levar a ética e a responsabilidade além dos seus próprios interesses, demonstrando o seu compromisso e seu papel para com a sociedade, importante destacar mesmo que a companhia faça parte da indústria do Tabaco o seu dever ético e moral são um dos pilares que regem e fazem a empresa ser um sucesso.
2007
Prêmio Empresa Sustentável
O compromisso com a sustentabilidade do país e com a qualidade socioambiental garantiu à Souza Cruz o Prêmio Empresa Sustentável. O prêmio é uma iniciativa da Revista Meio Ambiente Industrial, no qual só podem concorrer as empresas que possuem certificações com a norma ISO 14001 (Meio Ambiente). Nessa edição, a companhia também foi homenageada por seu trabalho voluntário para a neutralização das emissões de carbono de suas atividades.
2008
Prêmio Época de Mudanças Climáticas
Esse prêmio foi desenvolvido para divulgar e valorizar as empresas que já adotam políticas concretas para reduzir suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE’s) e enfrentar as mudanças climáticas. A Souza Cruz foi uma das 22 empresas premiadas na primeira edição, que teve 400 participantes.
III Prêmio "Empresa Sustentável"
A Souza Cruz foi homenageada pela Revista Meio Ambiente Industrial por ser uma empresa bem sucedida na aplicação de investimentos em iniciativas em prol da sustentabilidade. A companhia recebeu, além da Obra de Arte "Empresa Sustentável", uma placa especial por compensar, voluntariamente, a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE’s).
...