Ética e Relações Humanas no Trabalho
Por: laressaraujo • 31/8/2015 • Trabalho acadêmico • 748 Palavras (3 Páginas) • 203 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]
Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho
Curso: Administração
Unidade de Ensino: Valparaiso - GO
Nome | |
RA | |
Atividade de Autodesenvolvimento
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]
Nome da Disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho
Curso: Administração
Unidade de Ensino: Valparaiso GO
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
[pic 5]
Introdução.
Ninguém nasce sabendo, esse dito e muito correto pois ao longo de nossa vida aprendemos em cada etapa de nosso crescimento a viver segundo os costumes e regras impostas pelos grupos sociais em que somos inseridos como a sociedade, instituições,escolas, ONGS, igrejas, trabalho, família e etc. Quando nos percebemos como um individuo único pertencente a um todo muito maior começa a ser moldada em nossas mentes cresças e valores aprendidos através das experiencias pessoais e coletivas. Nessa atividade pode-se observar a importância dessas crenças no ambiente de trabalho, e ate que ponto suas crenças e valores são conflitadas com as da organização qual a postura do profissional em relação a esse conflito.
Justificar por que a escolha desse conjunto de crenças e valores não é alinhada à corporação em questão:
O Funcionário é muçulmano (Islâmico), possui seus valores e crenças que segue rigorosamente do Alcorão, o livro sagrado dos muçulmanos do qual respeita seu Deus (Alá). Varias questões conflitariam com com a organização uma delas seria o fato das vestes femininas que para os muçulmanos e impensado qualquer outro tipo de roupa se não a burca com o véu, que no caso não seria possível tendo em vista que o uniforme e padronizado a todos funcionários, outro ponto e a rigorosidade que os muçulmanos tem com a shahada, que é o recital do credo "Alá é o único Deus e Maomé o seu profeta"; a salat, que consiste em orar 5 vezes ao dia, voltado para Meca; a zakat, que é o pagamento de doações, espécie de dízimo, para ajudar os pobres; a siam, jejuar no mês sagrado do Ramadã; e fazer, ao menos uma vez na vida, uma peregrinação a Meca, a hajj.
Expor possíveis impactos no desempenho do colaborador quando ele não compartilha das mesmas crenças e valores da empresa:
No caso do Muçulmano isso implicaria em uma cobrança maior por parte de seus superiores, caso seja respeitado o período de oração 5 vezes ao dia suas metas podem ficar prejudicadas e por consequência um baixo desempenho, se você trabalha menos produz menos.
Expor possíveis implicações éticas do profissional que apresenta as crenças e os valores não alinhados aos da empresa.
Essas implicações éticas podem ser o descontentamento do profissional muçulmano em ver seus valores serem ignorados ou ate mesmo reprovados por parte de seus superiores e colegas de trabalho, causando assim desmotivação e stress ao funcionário em questão.
Expor possíveis impactos nos resultados da empresa quando seu colaborador não compartilha das mesmas crenças e valores.
Se o profissional tem características indispensáveis a organização como competência, responsabilidade, caráter, conhecimento e etc., cabe a organização mediar os conflitos existentes nessa questão se ela achar necessário vendo que o descontentamento ou ate mesmo saída do funcionário pode ocasionar grande perda no seu capital intelectual podendo influenciar nos resultados finais programados anteriormente.
...