Ética e Relações Humanas no Trabalho
Por: rodrigo22costa • 22/9/2015 • Trabalho acadêmico • 757 Palavras (4 Páginas) • 185 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Ética e Relações Humanas no Trabalho
Curso: Ética e Relações Humanas no Trabalho
Unidade de Ensino: Anhanguera Educacional
NOME | Maristela Maria de Oliveira |
RA | 5212953389 |
AtividadeColaborativa
[pic 2]
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Ética e Relações Humanas no Trabalho
Curso: Ética e Relações Humanas no Trabalho
Unidade de Ensino: Anhanguera Eduacacional
AtividadeColaborativa
Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor Aleksandro Wesley F. de Azevedo .
ARTIGO
Ética e Relações Humanas no Trabalho: Escravidão em Pleno Século XXI
Definiu a escravidão como esse sistema em que os seres humanos são tratados como uma propriedade, na medida em que são vendidas e compradas por diversas partes, a fim, quase sempre, como mão de obra. Sob este sistema, a pessoa que compra o escravo é proprietário da pessoa total, não escravo seja capaz de tomar suas próprias decisões ou qualquer situação de protesto. A escravidão da palavra denomina-se escravo da palavra, que por sua vez vem do sclavus latim, que significa Slav. Da mesma forma, a palavra eslava provém da palavra slovĕninŭ, que era o nome que eles deram-se os habitantes dos povos eslavos em tempos que estavam sujeitos à escravidão. Sob escravidão, escravos quase sempre são tratados em condições subumanas, negando-lhes o direito a um tratamento justo, uma remuneração pelo seu trabalho ou mesmo para alguns dos direitos fundamentais como o direito à educação, vestuário e livre expressão.
Hoje, praticamente todos os países do mundo aboliram a escravidão e decretadas leis contra. Desde o século XVIII, alguns países começaram a estabelecer idéias abolicionistas, e uma vez que a indústria estabeleceu o número de países que declarou ilegal como escravidão é multiplicada, Mauritânia é o país mais recente a aboliram a escravidão, para tê-lo removido até 1981.
Atualmente, há diversos acordos e tratados internacionais que abordam a questão do trabalho escravo, como as convenções internacionais de 1926 e a de 1956, que proíbem a servidão por dívida. No Brasil, foi somente em 1966 que essas convenções entraram em vigor e foram incorporadas à legislação nacional. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) trata do tema nas convenções número 29, de 1930, e 105, de 1957. Há também a declaração de Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho e seu Seguimento, de 1998.
A expressão escravidão moderna possui sentido metafórico, pois não se trata mais de compra ou venda de pessoas. No entanto, os meios de comunicação em geral utilizam a expressão para designar aquelas relações de trabalho nas quais as pessoas são forçadas a exercer uma atividade contra sua vontade, sob ameaça, violência física e psicológica ou outras formas de intimidações. Muitas dessas formas de trabalho são acobertadas pela expressão trabalhos forçadas, embora quase sempre impliquem o uso de violência.
...