Ética e Relações Humanas no Trabalho
Por: joabesilva • 1/11/2015 • Trabalho acadêmico • 592 Palavras (3 Páginas) • 194 Visualizações
ARTIGO
Ética e Relações Humanas no Trabalho: Escravidão em Pleno Século XXI
1. Passo 3:
Introdução: Trabalho e escravidão: breve contextualização.
Se, por um lado, a antiga presença de determinadas forças atuantes sobre a escravidão no trabalho desde o passado, é um absurdo em pleno, século XXI, ainda debatermos este assunto. A princesa Izabel decretou a leu Aurea que no dia 13 de maio foi um grito para abolição dos escravos, ela recebeu até um título na época, A Redentora. Isso em 1888 e estamos no ano de 2015 ainda vemos algo sobre escravidão no Brasil e em outras nações.
A confiança é a base paro o funcionamento do Mercado. Sem ela não há investidores dispostos a aplicar seu capital, nesse sentido, a escravidão tornou-se desenfreada e oculta pelos empresários, se é que podemos dar esse nome a homens exploradores, que fazem falsas promessas e oferecem condições deploráveis para o seus subordinados.
Um dos casos mais recentes que abalou toda nação brasileira, foi a chacina de Nain. Os mortos envolvidos eram pais de família e foram ludibriados com falsas promessas de grandes conquistas e perspectivas de vida profissional e pessoal, mas quando chegaram ao local de trabalho deparou-se com uma situação totalmente contrária das ofertas anunciadas.
A lei reprova qualquer tipo de quitação e dívida mediante intitulado pagamento escravo, toda questões deve ser negociavelmente por recursos financeiros, não podendo receber uma pessoa e colocá-la em tempo de condição desfavorável.
Um caso ocorreu em Araçatuba (SP). O pior é a ironia do autor desta matéria “Segundo Autoridades”, este é um caso isolado, mas é claro que é isolado. Agora vou explorar dar comida e bebida em baldes e travessas sujas ao ar livre e também mostrar à condição de hospitalidade de um ser humano sendo sujeito à escravidão. O grande problema é que a sociedade e as autoridades fecham os olhos e os canais auditivos para os gritos da sociedade mais degradante e necessitada, infelizmente a falta de humanização é ampla e triste.
Entendo que essa problemática necessita de atenção constante, pois esses casos ocorrem a todo o momento em diferentes lugares isolados de todo mundo, desde a escravidão antiga, algumas providências podem ser tomadas e já foram feitas, existe leis que protegem e punem os agentes diretos de tais praticam, as formas são aplicadas judicialmente juntas ao órgão, Tribunal Regional Trabalhista (TRT) levando esses agentes a cadeia e a pagarem os danos aos escravizados.
2. Trabalho escravo no século XXI: agentes causadores. Para elaborar essa etapa, oriente-se pelas seguintes questões: Podemos visualizar os agentes responsáveis pela escravidão no trabalho contemporâneo? Quem seriam eles? Como eles atuam?
Dica: Os agentes, mencionados aqui, referem-se aos meios de comunicação, aos governos, às corporações, à sociedade etc.
3. Escravidão e ética. Para elaborar essa etapa, oriente-se pelas seguintes questões: Quais seriam os argumentos que justificam o fato de a escravidão no trabalho, atualmente, ser um problema de consciência ética?
4. Considerações finais. Para elaborar essa etapa, oriente-se pelas seguintes questões:
...