Ética e Relações Humanas no trabalho - Profissão certa
Por: RoseLSS • 11/5/2016 • Trabalho acadêmico • 570 Palavras (3 Páginas) • 280 Visualizações
Existe uma profissão certa?
INTRODUÇÃO
Para uma convivência harmoniosa nas relações humanas é necessário que as crenças e valores sejam compatíveis entre as pessoas. Por isso cada organização tem seu código de ética, onde é colocado de maneira clara e objetiva as condutas que um funcionário deve compactuar e seguir.
Esse trabalho tem por finalidade demonstrar as consequências que poderão ocorrer quando as crenças e valores de um empresa são diferentes as de um funcionário.
E para um melhor entendimento será analisado um case: Petrobrás, que mostra as graves consequências por incompatibilidade de crenças e valores entre empresa e funcionários.
JUSTIFICATIVA
Ética é algo que você faria na frente de qualquer pessoa. Mas o que é ético para umas pessoas pode não ser ético para outras, por isso cada empresa tem seu código de ética, onde é demonstrado com clareza as crenças e valores da mesma.
O bom desenvolvimento de uma organização depende que as crenças e valores do funcionário estejam alinhados aos da organização.
Para um melhor entendimento dessa importância, estudaremos o case da Petrobrás. Mas, primeiramente, temos que apontar as crenças e valores da empresa Petrobrás, que são:
- Preocupação com a sustentabilidade;
- Valorização e reconhecimento de pessoas e equipe com alto desempenho;
- Busca constante da sinergia entre as equipes, áreas e unidades;
- Prontidão para mudanças;
- Sempre em busca de soluções tecnológicas e de negócios inovadores;
- Transparência e Ética de acordo com os Princípios Éticos do Sistema Petrobrás;
- Busca da excelência nas questões de saúde, segurança e meio ambiente;
- Respeito a qualquer diferença;
- Tem as pessoas como diferencial do seu desempenho.
Agora, as crenças e valores destoantes do funcionário em relação aos da empresa:
- Não ter uma preocupação com a qualidade de vida que deixará para as gerações futuras;
- Ser individualista;
- Não ter conhecimento do Código de Ética da empresa;
- Não respeitar as diferenças das pessoas;
- Não buscar conhecimentos para acompanhar as mudanças.
Observando as crenças e valores da empresa e do funcionário, nota-se que as possíveis implicações éticas do profissional que apresenta as crenças e os valores não alinhados aos da empresa são: falta de respeito pelas diferenças, que podem ser religiosas, físicas, raciais ou culturais; contribuição para a poluição do meio ambiente; falta de comprometimento; e até mesmo o seu desemprego.
Se dentro da organização, que nesse caso é a empresa Petrobrás, houver um ou mais funcionários que não compactuam das mesmas crenças e valores, os possíveis impactos nos resultados da empresa são: queda na bolsa de valores; falta de credibilidade, diminuição de novos contratos; extinção de contratos já exitentes; e, consequentemente, diminuição nos lucros.
...