Ética e Responsabilidade Social
Por: 080478 • 21/3/2020 • Trabalho acadêmico • 610 Palavras (3 Páginas) • 213 Visualizações
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
JAQUELINE MENDES DA CRUZ
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Elaborando um projeto de Responsabilidade Social Corporativa
Rio de Janeiro
2019
JAQUELINE MENDES DA CRUZ
ELABORANDO UM PROJETO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA
Trabalho apresentado á disciplina deÉtica e Responsabilidade Social, solicitado peloprof DanielPavam
Universidade Veiga de Almeida.
Rio de Janeiro
2019
Elaborando um projeto de Responsabilidade Social Corporativa
Grupo Pão de Açúcar empresa de varejo –
Projeto: Lixo pobre, mesa mais rica!
Pão de Açúcar é uma rede de supermercados pertencente ao GPA, fundada na cidade de São Paulo. Hoje é um tipo de "supermercado de vizinhança" instalado geralmente em bairros nobres, e possuem o foco nos consumidores de perfil cosmopolita das classes A e B, primando pela variedade e qualidade em produtos e serviços personalizados.
O modelo de gestão do Grupo engloba todas as suas Unidades de Negócios, respeitando as características e o posicionamento de cada bandeira e, ao mesmo tempo, desenvolvendo uma visão corporativa dos processos, com a administração institucional no contexto do Grupo.
A proposta de ação seria dividida em três tópicos:
- 1º Conscientizar a população, através de panfletos ou contatos abordagem, sobre evitar desperdício, mostrando o valor nutricional do produto descartado, bem como, acrescentar o descarte adequado de algumas embalagens.
- 2º Oferecer curso gratuito de reaproveitamento de alimentos para a população. Utilizar nesse curso, legumes, frutas e verduras que geralmente se estragam no supermercado e são jogados no lixo.
Tudo que for preparado nesse curso, será distribuído para moradores de rua.
- 3º Fazer uma campanha de conscientização de reciclagem de embalagens: para cada embalagem reciclável apresentada ao caixa haverá um desconto de R$ 0,10 no saldo total das compras.
Muitos alimentos por estarem “machucados” nem chegam a ir para a banca do supermercado. Mas, sem estarem contaminados podem ser utilizados. Evitando assim o desperdício. Muitas vezes, esse desperdício ocorre por preconceito, mitos ou por fata de informação. No curso oferecido, serão destacados a redução do desperdício e o aproveitamento integral dos alimentos, incluindo partes que convencionalmente seriam descartadas.
Um projeto desse porte acaba afetando direta e indiretamente vários setores da sociedade além de funcionar como corrente nos ensinamentos passados, envolvimento de pessoal interno, citando, por exemplo, nutricionistas em uma possível criação de cardápios nutricionais.
Parcerias com fornecedores na estruturação, implementação e divulgação do projeto para que alcance outros seguimentos de negócios. Dentre essa parceria, podemos destacar, parceria com empresa de reciclagem, obviamente e também com SESI e SESC que já possuem o projeto” Mesa Brasil”.
...