A ADMINISTRAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA NO CONTEXTO BRASILEIRO
Por: Lucasa Alejandro Terres • 15/12/2021 • Projeto de pesquisa • 2.037 Palavras (9 Páginas) • 191 Visualizações
UNIversidade federal do Paraná
[pic 1]
ANNA CAROLINA ULANDOVSKI AZEVEDO
BRUNO PROENÇA DE SOUZA
LUCAS ALEJANDRO TERRES
RAFAEL ALVES MIRANDA
ADMINISTRAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA NO CONTEXTO BRASILEIRO
SÍNTESE DOS CAPÍTULOS 1, 3 E 4
Curitiba
2021
ANNA CAROLINA ULANDOVSKI AZEVEDO
BRUNO PROENÇA DE SOUZA
LUCAS ALEJANDRO TERRES
RAFAEL ALVES MIRANDA
ADMINISTRAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA NO CONTEXTO BRASILEIRO
SÍNTESE DOS CAPÍTULOS 1, 3 E 4
Trabalho apresentada ao curso de Graduação em Gestão da Informação, Setor de ciências sociais aplicadas, Universidade Federal do Paraná, como requisito parcial à obtenção de uma boa nota em Fundamentos da Gestão Organizacional.
Orientadora: Professora Dra. Iomara Scandelari Lemos
CURITIBA
2021
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho é um breve relatório teórico que subsidia a produção de um vídeo-animação a partir dos conceitos postos na obra “Administração: teoria e prática no contexto brasileiro", dos pesquisadores Filipe Sobral e Alketa Peci (2013). As reflexões a seguir norteiam as escolhas pelos conteúdos apresentados no produto audiovisual desenvolvido por nossa equipe.
1.1 ADMINISTRAÇÃO
Segundo o Dicionário Aurélio (1999), a etimologia da palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência).
A administração está basicamente preocupada com a formulação dos objetivos, planos e políticas de instituições tanto da iniciativa privada, quanto da esfera pública e, ainda, entidades do terceiro setor. Uma boa administração é o que garantirá o sucesso de uma organização.
Vários autores definem de diversas maneiras a administração. Uma dessas compreensões é a de William R. Newman, professor no Departamento de História e Filosofia da Ciência da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, que postula que “administração significa orientação, liderança e controle de esforços dos grupos em direção a algum objetivo comum” (1993).
1.2 ORGANIZAÇÃO
As organizações existem para servir às necessidades e desejos das pessoas. Essas entidades são planejadas, organizadas, dirigidas e controladas por Administradores, por meio da Administração e é na organização que o Administrador nasce e se desenvolve.
Segundo CURY (2000), a organização pode ser definida como um sistema planejado de esforço cooperativo em que cada participante tem um papel determinado a desempenhar e deveres e tarefas a executar, com o fito de alcançar um objetivo preestabelecido.
1.3 CICLO ADMINISTRATIVO E SUAS FUNÇÕES
Planejamento, organização, direção e controle (PODC) são as ações que compõem o ciclo administrativo. De maneira ampla, essas são as quatro grandes funções administrativas de uma empresa.
A respeito dessas, temos que:
Planejamento: Formular Objetivos e os meios para alcançá-los;
Organização: Desenhar o trabalho, alocar recursos e coordenar atividades;
Direção: Designar as pessoas, dirigir seus esforços, motivá-las, liderá-las e comunicá-las;
Controle: Monitorar as atividades e corrigir os desvios.
1.4 EFICÁCIA E EFICIÊNCIA
Apesar das definições parecidas, segundo DRUCKER (1975) a eficiência consiste em fazer certo as coisas; geralmente, está ligada ao nível operacional, como realizar as operações com menos recursos – menos tempo, menor orçamento, menos pessoas e menos matéria-prima. Por outro lado, a eficácia consiste em fazer as coisas certas: geralmente está relacionada ao nível gerencial.
Tem-se como exemplo:
Imagine que haja um vazamento de gás na tubulação de uma indústria. O primeiro funcionário, imediatamente, corre atrás de aparatos para mitigar ou eliminar o vazamento. Ele foi eficiente, pois fez de maneira certa o que deveria ser feito. Pouco tempo depois, o vazamento volta, e o nosso funcionário volta a correr atrás das ferramentas para acabar com o vazamento. Essa é a típica descrição de um enxugador de gelo eficiente.
Por outra perspectiva, um segundo funcionário procurou observar todo o mapa da tubulação para encontrar a origem para o surgimento de tamanha variação de pressão que fizesse o gás vazar e concluiu que vinha exclusivamente de uma conexão mal instalada. Uma vez nos terminais da tubulação, percebeu que a válvula do cano estava mal vedada e consertou esse defeito, eliminando todo o problema de vazamento. Esse funcionário foi eficaz, pois fez o que era certo fazer para solucionar o caso; ou seja, ele pensou antes de executar a ação.
1.5 FRACASSO E SUCESSO
São os administradores que estabelecem objetivos e guiam a organização de forma a alcançá-los. São também eles que preparam a organização para a mudança, procurando adaptá-la a um ambiente cada vez mais dinâmico e imprevisível. Logo, o sucesso ou o fracasso de uma organização são consequências diretas ou indiretas da ação dos administradores.
- Case de Sucesso
Luiza Helena Trajano, à frente do Magazine Luíza, comanda uma das maiores redes varejistas do Brasil, que conseguiu valorizar impressionantes 15.467% na bolsa de valores no período de 2015 a 2020.
Seus segredos:
- Valorização das pessoas;
- Inovação (a rede criou o primeiro modelo de comércio eletrônico do mundo);
- Importância de cada dia para tomar decisões e melhorar a performance (pessoal e da empresa);
- Perguntar sempre, aprender a cada minuto;
- Apostar no poder do marketing.
1.5.2 Exemplo de insucesso
Devido ao Lockdown e às restrições impostas pela pandemia da Covid-19 em 2020, o famoso Cirque du Soleil acabou encontrando dificuldades para se reinventar. "Não existe circo sem plateia" e, diante dessa adversidade, tornou-se inviável manter o corpo artístico e a equipe de produção sem a venda de ingressos. A companhia de espetáculos, fundada em 1984, acabou em recuperação judicial nos Estados Unidos, com dívidas estimadas em US $1 bilhão. Ao todo, 44 espetáculos foram encerrados e cerca de 3,5 mil funcionários demitidos.
...