A Arquitetura e Gastronomia paulistana: Uma proposta de fusão de duas artes
Por: camilamarianna • 15/5/2018 • Seminário • 315 Palavras (2 Páginas) • 353 Visualizações
FMU
INICIAÇÃO AO TCC – PROJETO DE PESQUISA
A arquitetura e Gastronomia paulistana: uma proposta de fusão de duas artes (provisório)
Camila Marianna Nunes de Oliveira
RA 7933242 – Turma B noturno
2018
TIPO DE TRABALHO
O trabalho será composto pela apresentação pública e um livro contendo 20 receitas, cada uma inspirada em um projeto diferente. Cada página trará uma nova experiência: uma introdução sobre o projeto escolhido, a receita junto a minha concepção sobre a fusão e na seguinte será a foto do mesmo projeto ao prato elaborado, criando um ambiente de comparação, mas ao mesmo tempo de continuidade artística.
TÍTULO PROVISÓRIO
A arquitetura e Gastronomia paulistana: uma proposta de fusão de duas artes.
JUSTIFICATIVA
A escolha desse tema consiste na junção de três paixões minhas: Gastronomia, Arquitetura e São Paulo. Arquitetura: A arte de construir, edificar, criar ambientes incríveis aos olhos. Gastronomia: A arte de transformar alimentos, criar sensações usando o paladar e trazendo momentos de prazer. São Paulo: A cidade onde o visual e prazer se fundem. Com criações de estilo clássico à contemporâneo é um ambiente perfeito para novas ideias e experiências.
A minha motivação foi perceber que cada obra, sendo gastronômica ou arquitetônica, vem de um mesmo gatilho: a criatividade. Pensando dessa maneira, qualquer coisa que envolva formas, texturas, cores, história, sentimentos pode ser unificada como uma única coisa denominada como arte. Sendo assim, propor uma junção de duas ramificações no intuito de trazer novas ideias para a realidade criando novas concepções artísticas.
Tem como objetivo captar nuances visuais de cada projeto e criar pratos inspirados em suas características. Utilizar características como formas, intenções do arquiteto, estilo, cores, influências, história e materiais utilizados e converter em ingredientes, texturas, intensidade paliativa, estruturas e empratamento. Cada técnica utilizada terá uma justificativa de acordo com cada projeto, assim será uma unificação de duas obras em uma única.
CRONOGRAMA
[pic 1]
REFERÊNCIAS
Site Casa / Abril – acessado dia 27/02/18 ás 08:33
https://casa.abril.com.br/ambientes/prato-japones-e-inspirado-em-arquitetura-de-restaurante/
...