A Atividade Sobre Uso de Pontos
Por: Luciano Ribeiro Marques • 13/3/2022 • Trabalho acadêmico • 297 Palavras (2 Páginas) • 168 Visualizações
Aluno: Luciano Ribeiro Marques
Turma: Arquitetura e Urbanismo – 2020/2
Data: 01 de fevereiro de 2021
Trabalho apresentado à disciplina de Composição bidimensional, representando o uso de pontos. A figura mostra uma árvore concebida graficamente somente a partir de pontos de diferentes diâmetros.
O ponto como símbolo gráfico, empregado na linguagem, ajuda-nos em como se expressar, e a partir de seu uso, alguns sentimentos ou reações podem ser identificados, uma vez que o seu “som silencioso” dá espaço para a reflexão do que é dito.
Quando se trata da dimensão do ponto, ele pode ser visto como parte de uma superfície, mas também pode ser visto como toda ela. Temos ainda em nossa mentalidade a imagem de que o ponto sempre será uma forma que mais se aproxima ao círculo, talvez por uma herança cultural e visual.
A forma como enxergamos os pontos na paisagem, não é restrita ao meio em que está sendo observado, ele se estende a muitas outras esferas. O autor nos dá um exemplo de uma bailarina, a qual podemos notar os pontos em cada passo, ou mesmo em sua silhueta, focando nas terminações do corpo, como pés, mãos, dedos e cabeça.
O ponto acompanha a arte, e na música, uma das 7 artes, não seria diferente. As partituras são formadas por conjuntos de pontos, que ao serem lidos pelo instrumentista, serão convertidos em notas e arranjos musicais, criando então a melodia.
Todas estas características descritas até aqui, fazem referência ao ponto, como diria o próprio Kandinsky, fechado em si e imóvel. Contudo, sabemos que assim como em qualquer outra situação, ou com qualquer outro ser ou objeto, o exterior pode induzir mudanças. O ponto quando sofre algum tipo de tensão pelo exterior se movimenta, e esse movimento cria a partir dele um novo elemento, um novo ser. A linha. [pic 1]
...