A Cidade no Extremo Oriente Resumo
Por: bianca spams • 24/9/2021 • Trabalho acadêmico • 524 Palavras (3 Páginas) • 272 Visualizações
A cidade do extremo oriente
- Localização
Extremo oriente é uma sub-região da Ásia essencialmente coincidente com área geográfica de Leste da Ásia, conhecido como Ásia Oriental. Com uma área de aproximadamente 6 640 000 km², ocupa perto de 15% do continente.
- Composição
- China;
- Índia;
- Indochina;
- As ilhas próximas. [pic 1]
formado por muitas montanhas
- Alimentação
Cultivo do arroz
- Economia
Local e formava grandes estados unitários como no Egito, pois concentrava-se nas mãos dos soberanos e da classe dirigente.
Relação entre poder, prosperidade e virtude domina a cultura oriental desde o início.
- Ainda identifica na cultura chinesa a predominância entre contrastes
Frio e calor, sombra e luz o descanso de a atividade é a medição entre os princípios opostos do yin e o yang.
[pic 2]
[pic 3]
As regras urbanísticas e de construção como muitos outros elementos da civilização chinesa formam-se na era Chu (1050-250 a.C), são codificadas no final deste período, quando nasce o império unitário, e são transmitidas com continuidade por todo o período sucessivo, até a época moderna.
- Segurança
Há uma grande obsessão pela segurança, onde a nação é cercada pela muralha da china de 3.813km construída em 210 a.C de proteção contra os mongóis. Única obra humana visível do espaço.
As cidades são cercadas por muralhas (ainda há necessidade de proteção) e as vezes dentro delas, como em Pequim, partes são muradas, como a cidade proibida (1406-1420) que abrigava a família real.
Casas possuem jardins também cercados por muros.
Deve ter por tanto dois cinturões de muros: um interno, que encerra a cidade habitada verdadeira e própria, e um externo, que cinge um espaço vazio de hortas e de pomares.
Cidades Classificadas por suas grandezas em: Tscheng (tízengui), ji e tu.
- Regras de construção
Preocupação com clima e altitude na utilização de pátios internos quadrados ou retangulares para alternância de sombra e de sol e de jardins.
Principais elementos construtivos: plataforma de base, muros externos e a cobertura de madeira.
Divisórias internas sem função sustentatória e móveis para acompanhar as mudanças das funções domésticas.
Casas se desenvolvem a partir de ruas de largura moderada sobre as quais se abrem somente as portas de entrada e as altas janelas de alguns ambientes. (casas dialogando com ambiente externo e interno)
- A Cidade proibida
A cidade proibida foi o palácio imperial da china.
Localizada no centro da antiga cidade de Pequim, acolhendo atualmente o “Palácio Museu”.
O título surgiu pelo fato de somente do imperador e sua família e empregados especiais tinham o direito de entrar no conjunto de prédios do palácio. Qualquer outra pessoa que ousasse atravessar seus portões sem a devida autorização era sujeita a uma execução sumária e dolorosa.
[pic 4]
A cidade foi declarada patrimônio mundial da humanidade em 1987 pela unesco.
[pic 5]
- Japão-
O quadro geográfico no Japão – Com a falta de grandes espaços planos e os rios navegáveis – exclui nos primeiros nos primeiros tempos a presença de grandes cidades. Mas depois da unificação do país, no final do século VI, a.C, nasce a exigência de uma cidade capital, que projetada conforme as regras chinesas.
...