A ERGONOMIA NO TRABALHO
Por: Rafael Faria • 27/11/2022 • Trabalho acadêmico • 2.883 Palavras (12 Páginas) • 134 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
BRASÍLIA
2022
RAFAEL DE ARRUDA FARIA[pic 6]
[pic 7]
ERGONOMIA APLICADA A ENGENHARIA CIVIL:
Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Instituição FACULDADE ANHANGUERA DE BRASÍLIA
Orientador: Thiago Rodrigues
Brasília
2022
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 O PROBLEMA 5
2 OBJETIVOS 6
2.1 OBJETIVOS GERAL 6
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6
3 JUSTIFICATIVA 7
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 8
4.1. ERGONOMIA NA CONSTRUÇÃO CIVIL 8
4.1.1 Construção Civil e Acidentes 10
5. METODOLOGIA 12
6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 13
REFERÊNCIAS 16
1 INTRODUÇÃO
De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) 2016, o Brasil ocupa o quarto lugar do mundo, registrando mais de 700 mil acidentes de trabalho por ano, por falta de equipamentos de segurança e a exaustão, perdendo somente para a China, Índia e Indonésia que somados se estima 2,34 milhões de trabalhadores mortos por ano. Estudar a ergonomia é importante porque possibilita o aumento da produtividade e do desempenho dos colaboradores, diminuindo assim os índices de afastamentos por doenças ocupacionais e o absenteísmo, e proporcionar aos trabalhadores o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente nas atividades realizadas durante o período de trabalho.
Ao longo das últimas décadas as mudanças nas organizações trouxeram grandes desafios em todas as áreas, no entanto, desde as revoluções industriais as preocupações em relação os fenômenos que afetam o desenvolvimento e as condições de trabalho das pessoas vem crescendo significativamente. Uma dessas preocupações se volta a ergonomia. Bollis (2011) explica que a ergonomia é um termo que surgiu em 1857, no livro de Wojciech Jastrzebowki. Abrahão et al (2009) consideram que “a ergonomia moderna aparece em junho de 1949 com a surgimento da primeira “Sociedade de Ergonomia” fundada por um grupo de pesquisadores ingleses”.
As Normas Regulamentadoras (NR's) são instituídas pelo ministério do trabalho e estão justamente correlacionadas a ergonomia e à Segurança e Medicina do Trabalho. A NR 17 foi estabelecida pela portaria n. 3.751, de 23 de novembro de 1990, normativa relacionada à Ergonomia, tem por objetivo esclarecer o significado dos conceitos que estão contidos na mesma, assim caracteriza e define todos os aspectos que são listados em uma elaboração de uma Análise Ergonômica do Trabalho (AET), lembrando que a principal função é a adequação deste posto de trabalho (MEDEIROS, 2013).
A ergonomia, busca técnicas que facilitem as atividades dos colaboradores, focando na qualidade de vida, prevenção patológica que podem aparecer com a repetitividade da execução dos processos, no intuito de melhorar o desenvolvimento e rendimento dos trabalhadores. Segundo Medeiros (2013). Essa ciência contribui para o planejamento e avaliação de atividades em geral sendo compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas. Trata-se de um estudo transdisciplinar, pois é realizado por diversas profissões e áreas.
Diante dessa perspectiva, este artigo mostrará a importância da ergonomia para a construção civil, assim como seus benefícios no ambiente de trabalho a fim de verificar os resultados positivos de investimento e a redução de custos para as obras e a melhor qualidade de vida para os colaboradores.
1.1 O PROBLEMA
Preocupar-se com a saúde e segurança do trabalhador é um fator motivador para as empresas que se dispõe a mostrar o quanto é importante investir em ambiente de trabalho seguro, o que certamente acarretará em maior nível de produção, investir em segurança do trabalho evita acidentes, mortes, exaustão e gastos indesejáveis, tantos para empresas, quanto para os trabalhadores, dessa foram estabeleceu-se a seguinte questão norteadora: Qual a importância das práticas ergonômicas para a construção civil? [a]
2 OBJETIVOS[b]
2.1 OBJETIVOS GERAL
Mostrar a importância e o ganho de produtividade nas obras através da ergonomia, e evidenciar seus benefícios e resultados positivos de investimento para a engenharia civil.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
São ainda objetivos deste estudo:
- Demonstrar os benefícios das ações ergonômicas para os trabalhadores;
- Verificar se os operários da construção civil conhecem a prática o que é ergonomia;
- Realizar discussão sobre o tema ergonomia e seus benefícios para o trabalhador na construção civil.
3 JUSTIFICATIVA
Estudar a ergonomia dentro da engenharia civil é importante porque mostra a possibilidade do aumento da produtividade e do desempenho dos colaboradores, diminuindo assim os índices de afastamentos por doenças ocupacionais e o absenteísmo, e mostrando que a melhor ergonomia proporciona aos trabalhadores o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente nas atividades realizadas durante o período de trabalho.
Hoje todas as empresas em especiais as de construção civil, que visam melhoria de seus processos, não deve ignorar as questões de segurança e saúde do trabalhador, o presente trabalho se justifica pelo intuito de demonstrar a importância da ergonomia na minimização dos riscos de acidentes de trabalho, e através dela garantir a segurança e produtividade dos mesmos. Assim, vislumbrando contribuir para o meio acadêmico, esta pesquisa é justificada mediante sua rica contextualização quanto a temática, acrescentando ou reforçando o conhecimento existente na literatura sobre o assunto aqui abordado.
...