A Gestão De Projetos E Calendários Organizacionais
Por: Rômulo Cunha • 18/10/2023 • Pesquisas Acadêmicas • 1.715 Palavras (7 Páginas) • 54 Visualizações
GESTÃO DE PROJETOS E OS CALENDÁRIOS ORGANIZACIONAIS
Cristiane Ferreira De Souza Ferraz1
Evandra Cristina Ribeiro Dantas1
Islane Freitas De Melo1
Marco Antônio Pfuller1
Vanessa Da Silva Schulz[1]
Dayany Barreto Vasconcelos[2]
RESUMO
Esse trabalho vem na premissa de esclarecer alguns pontos importantes na hora de execução dos projetos importantes. Além disso, deve-se esclarecer que os calendários são importantes na hora de cumprir com os processos e também não deixar ultrapassar os limites de tolerância na hora da execução do mesmo. O calendário vem para calhar na hora que o projeto em curso estar caminhando, pois através dele pode-se fazer um planejamento de todas as atividades que serão desenvolvidas a fim de evitar transtornos com atraso de obras, desperdícios na hora da execução entre outros fatores que podem se tornarem maléficos ao projeto e gestão de orçamento e equipe. Neste processo de construção de um trabalho dessa forma, o conteúdo aqui descrito, sobre a gestão de projetos e calendários organizacionais e todos os assuntos abordados, expressam diversas maneiras de visualizar o projeto. Portanto, diante de todo exposto, consegue-se mostrar como todas as partes de um plano se encaixam entre si.
Palavras-chave: Cronograma. Projetos. Gestão.
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como proposito explorar a importância da gestão de projetos atrelados aos calendários organizacionais que podem ser utilizados para contribuir para o bom andamento dos mesmos, otimizando tempo e contribuindo para uma possível reelaboração de cada etapa da obra.
Dessa maneira, o calendário organizacional é um espelho com etapas cronometradas do projeto, que se baseiam nas decisões que foram tomadas quando o planejamento foi elaborado. Ele é dividido em fases que somadas fornecem um panorama geral do plano possibilitando uma maior produtividade e a evolução da obra vencendo cada etapa do que foi planejado.
Segundo o dicionário Aurélio, planejamento é:
1- A ação ou efeito de planejar, de elaborar um plano. 2- Determinação das etapas, procedimentos ou meios que devem ser usados no desenvolvimento de um trabalho.
O planejamento de uma obra inclui estudos de curto, médio e longo prazo focado nas metas das equipes e programações diárias. Um projeto é simplesmente um empreendimento organizado para alcançar um objetivo específico. [...] É uma série de atividades ou de tarefas relacionadas que são, geralmente, direcionadas para uma saída principal e que necessitam um período de tempo significativo para sua realização (DAVIS et. al., 2001).
2 GESTÃO DO PROJETO E CALENDÁRIO ORGANIZACIONAL
Um projeto em fase inicial nos mostra que temos muito trabalho a seguir, resultados, ferramentas de trabalho, participação de pessoas de vários setores, entre uma infinidade de atividades que serão gerenciadas a fim de deixar o projeto fluir (ABNT, 2002).
Ser capaz de criar um cronograma de projeto com planos, responsabilidades e processos claros é fundamental para manter sua equipe atualizada, entendendo o que todos estão fazendo e quando, e entendendo como todas as partes estão conectadas (ASANA, 2021). Embora possa demorar um pouco para começar, um calendário de projeto bem elaborado aumentará a eficiência, a responsabilidade e a clareza (CAVALCANTI e MOURA, 2017). Essas três palavras são claras para qualquer pessoa (especialmente para a pessoa que confia o projeto a você: seu chefe). Você também pode reduzir o número de ferramentas que devem ajudá-lo a gerenciar o projeto, mas na verdade isso apenas torna o processo mais difícil.
A gestão de projetos no calendário organizacional nos mostra que é uma ferramenta importante para o melhor aproveitamento do tempo e facilitar o trabalho do designer de interiores na concretização do trabalho almejado. Um projeto bem planejado é fator determinante para o sucesso. A comunicação entre os membros da equipe, durante o projeto é importante para que haja coerência entre as etapas. Mas as vezes o desenvolvimento da obra acontece antes que haja um completo detalhamento do que será realizado (GARCIA E BORBA, 2004).
Asana (2021) esclarece que o calendário organizacional visa desenvolver em todo a equipe uma ideia clara sobre o que será realizado e dividido em etapas proporcionando a todo o momento um replanejamento com um foco voltado para a conclusão do projeto, mas ao mesmo tempo com ações claras de tudo que será realizado definidos em etapas. O ato de planejar então torna -se ferramenta fundamental para que todas as etapas fiquem bem claras para todos que estiverem envolvidos no projeto e o que cada etapa necessitará para ser realizada, e o prazo que coletivamente foi determinado para a execução.
Maximiano (2000), defini planejamento como instrumento que as pessoas e as organizações usam para administrar as decisões futuras, ou seja planejar é definir os objetivos ou resultados a serem alcançados no futuro.
A gestão de projetos com ênfase nos calendários organizacionais visa na sua totalidade compreender a importância para a execução de um projeto. O cronograma é uma das principais ferramentas da gestão tradicional de projetos, ela representa a distribuição e o encadeamento de tarefas necessárias para cumprir as entregas que foram definidas na elaboração do projeto. O planejamento então é considerado o processo chave para uma gestão eficaz, pois, torna visível o que se pretende fazer e quanto tempo será necessário para acontecer (CERVO; BERVIAN e SILVA, 2006).
Oliveira (2007) afirma que o propósito do planejamento pode ser definido como o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas, as quais proporcionam viabilidade nas decisões em função dos objetivos empresariais.
Compreendendo a importância do planejamento entende-se o calendário organizacional como ferramenta necessária para que um projeto reduza gastos e seja realizado o mais rápido possível (PEROVANO, 2016). Desta forma, algumas questões tem que ficar bem claras no calendário como: metas, identificar os participantes, determinar o prazo final, listar cada etapa ou tarefa, atribuir um membro de cada equipe como responsável por cada tarefa, definir datas de termino para cada etapa e divulgar para todos envolvidos o que ficou acordado (RABECHINI et al., 2002).
...