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A IDEIA DO ARCHETYPAL DO MUSEU

Por:   •  2/4/2018  •  Resenha  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

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A CAIXA E OS OBJETOS

O moderno museu público é um descendente do antigo Museo Grego, um lugar dedicado às Musas, as nove filhas de Zeus e Mnemosine, ou Memória, e assim um lugar dedicado à criação artística e à lembrança. As origens e a evolução do museu ao longo da história definem sua própria essência: a diversidade. Uma diversidade de origens, uma diversidade que aumenta com o passar do tempo. Andy et, para toda essa diversidade, há uma idéia arquetípica do museu que emerge primeiro nas primeiras fases de suas várias existências: o museu como caixa opaca, compartimentada, como tesouro, como receptora, como secreta. Essa ideia sobrevive ao longo do tempo, mesmo quando o processo evolutivo a coloca em crise em certos períodos.

A IDEIA DO ARCHETYPAL DO MUSEU

Desde suas origens mais antigas, o museu tem um valor eminentemente simbólico. É de fato uma das heterotopias ou analogias mais genuínas encontradas em toda a Sociedade, configurando-se como um simulacro do espaço sagrado. A origem do museu está enraizada no processo pelo qual os totens são escolhidos e protegidos em sociedades primitivas: objetos belos, raros ou notáveis, que podem ou não ter alguma relação com o mito. O museu abriga objetos que são, como os totens, fragmentos que lembram uma totalidade agora passada e ausente, fragmentos de um objeto que pertencia a um tempo sagrado. Na fonte de toda atividade humana há sempre um senso comunal, primitivo, que é totalmente revelador.

Desde o início, o museu desenvolveu uma variedade de discursos museísticos em que o colecionável não se limitou às obras de arte. A variedade era a essência das primeiras coleções. No início, encontramos câmaras de tesouros, coleções de arte, coleções de maravilhas e curiosidades (exibindo raridades da história natural), antiquaria, lapidareis, galerias de pintura e escultura, bibliotecas, jardins botânicos e zoológicos. Alguns colecionadores maneiristas e barrocos especializados em obras de arte, enquanto outros se concentravam nas ciências naturais e objetos estranhos e maravilhosos, e outros ainda procuravam combinar os dois, coletando os produtos tanto da arte quanto da natureza.

Por volta do final do século XVII e início do XIX, todos esses espaços que evoluíram ao longo dos séculos, intimamente relacionados à pessoa real do colecionador e aos objetos de sua coleção particular, receberam sua articulação diferencial no modelo unitário. proposto por JNL Durand em seu Précis des leçons. As partes - as galerias, salões, séries de salas, rotundas, cúpulas, pátios, pórticos e escadarias cerimoniais encontradas no todo - são então articuladas em uma tipologia arquitetônica coerente.

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