A IDENTIFICAÇÃO DA VISITA TÉCNICA
Por: Stéphany Jade • 2/9/2018 • Relatório de pesquisa • 469 Palavras (2 Páginas) • 244 Visualizações
⦁ IDENTIFICAÇÃO DA VISITA TÉCNICA
No dia 28 de maio de 2018 (segunda), os alunos da disciplina de Saneamento Urbano realizaram uma visita técnica ao Hospital Universitário da cidade de Macapá, localizado na Rua Professora Lúcia do N. Silva, com o acompanhamento da professora Melissa Matsunaga, no turno da manhã, a visita estava prevista para às 08:00, mas devido a alguns imprevistos só foi iniciada às 09:00.
Ao chegar a localidade, os responsáveis pelo acompanhamento dos alunos iniciaram com os esclarecimentos sobre a obra, onde o engenheiro sanitarista Renan sanou as dúvidas que ali surgiam, juntamente com o responsável pelo projeto hidráulico chamado Silvandro e com o apoio do acadêmico de engenharia civil Caio. Toda essa troca de conhecimento foi realizada no refeitório da obra, onde a partir dos projetos em planta, e pela fala dos responsáveis que acrescentaram para o entendimento dos assuntos que foram passados durante as aulas, a efetivação dessa atividade possibilitou que os alunos associassem a teoria discutida em sala de aula com a vivência dos mais variados tipos de situações e equipamentos.
⦁ DESCRIÇÃO DO PROJETO
O projeto do hospital, nessa primeira etapa terá 185 leitos, e após a conclusão ficará com 300 leitos, ficou muito mais simples o entendimento sobre o projeto após a explanação dos responsáveis, onde podemos entender como é o funcionamento dos sistemas de águas pluviais, rede de esgoto, águas frias e quentes (através de placas solares e uma central de gás), o abastecimento, que é feito por um poço localizado na obra e pela rede de água e esgoto do estado, CAESA. A obra possui uma estação de tratamento de esgoto própria que tem um tratamento biológico por membranas, o sistema de drenagem e a captação das águas dos telhados são encaminhadas para 4 tanques de retardo que são armazenadas temporariamente, e depois é encaminhada para o sistema elevatório e após isso essa água é enviada para as caixas de descarga dos banheiros. O sistema de prevenção de incêndios é abastecido por dois sistemas, hidrante e SPK.
A obra possui um reservatório com 5 câmaras e sua altura é de 33 metros de altura, uma inferior de água de reuso, uma superior de água fria de reuso, uma intermediaria de combate a incêndio e uma de água fria potável inferior, e a sua capacidade total é de 752 m³, que segue a NBR 5626, que prevê dois dias de inatividade de abastecimento.
Durante a visita na obra do hospital foram constatadas algumas incompatibilidades dos projetos, mas o que mais chamou a atenção dos alunos e juntamente da professora, foi o fato de várias tubulações que saiam dos shafts em diversos pontos da obra, estarem com ângulos, conexões em joelho, sendo que o ideal é que essas tubulações estejam sem inclinações ou curvas, pois nesses locais a pressão da água é muito mais intensa.
...