A IMPLANTAÇÃO DE UM PARQUE PÚBLICO URBANO
Por: stefanyta • 1/4/2017 • Projeto de pesquisa • 1.648 Palavras (7 Páginas) • 366 Visualizações
UNIVERSIDADE TIRADENTES
ARQUITETURA E URBANISMO
STEFANY TAVARES DOS SANTOS
“IMPLANTAÇÃO DE UM PARQUE PÚBLICO URBANO ‘’
(PROJETO DE PESQUISA)
ARACAJU-SE
2017
STEFANY TAVARES DOS SANTOS
IMPLANTAÇÃO DE UM PARQUE PÚBLICO URBANO ‘’
(PROJETO DE PESQUISA)
[pic 1]
ARACAJU-SE
2017
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO.......................................................................................01
- TEMA.....................................................................................................02
- OBJETIVOS.................................................................... ...................02
- OBJETIVO GERAL..............................................................................................02
- OBJETIVOS ESPECIFICOS..................................................................................03
- JUSTIFIVATIVA......................................................................................04
- PROBLEMÁTICA...................................................................................05
- PRÉ-SUMÁRIO.....................................................................................06
- CRONOGRAMA....................................................................................08
REFERÊNCIA
- INTRODUCÃO
Este projeto de pesquisa tem por objetivo analisar áreas de lazer com o intuito de propor um projeto de intervenção no espaço da barragem no município de Campo do brito – SE. Onde o lazer deve satisfazer as necessidades do indivíduo, principalmente as necessidades de descanso e social.
- TEMA E DELIMITAÇÃO
2.1 TEMA: “IPLANTAÇÃO DE UM PARQUE PÚBLICO URBANO”
2.2 DELIMITAÇÃO: Ante projeto de um parque público na barragem da Ribeira situada em Campo Do Brito Sergipe.
- OBJETIVOS:
3.1 GERAL
Elaborar um ante projeto arquitetônico para a barragem da Ribeira na cidade de Campo Do Brito com intuito de qualificar o espaço de lazer existente propondo implantação de equipamentos de cultura, lazer e esporte.
- ESPECIFICOS
- Qualificar vias de acesso à barragem.
- Promover espaços que valorizem a interação da comunidade local.
- Integrar com funcionalidade os equipamentos/espaços a serem criados, com os equipamentos/espaços já existentes.
- Melhorar o conforto térmico aos atuais usuários da barragem.
- Criar equipamentos imobiliários que proporcione o lazer a cultura e a pratica de esporte.
- Incentivar a pratica esportiva.
- JUSTIFICATIVA
O lazer é uma atividade de extrema importância, visto que o indivíduo necessita de momentos de descanso para manutenção de seu bem-estar, sendo este relacionado às suas necessidades individuais. Segundo, Joffer ( ):
O lazer é um conjunto de ocupações ás quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se ou ainda para divertir-se recria-se e entreter-se ou, ainda para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntaria ou sua livre capacidade criadora após livra-se ou desembaraça-se das obrigações profissionais, familiares e sociais. (Joffe p.34)
Os espaços públicos se tornam cada vez mais importantes no desenvolvimento sustentável de uma cidade, mostrando-se essenciais em seu planejamento para o alcance da relativa melhora na qualidade de vida de seus habitantes. Segundo Bestetti ( )
Ao falarmos de planejamento arquitetônico pensamos em futuro, ou seja, naquilo que deverá ser sistematizado para que se implantem condições físicas para o funcionamento das atividades a serem empreendidas. Configura-se numa parte de um todo a ser planejado a parti de outras abordagens tais econômicas, sociais, legais, etc. A visão global do planejamento permitirá antever o potencial do empreendimento, suas condições de funcionamento, sua implantação e os critérios de abertura ao público. (Bestetti p. 15)
Outro fator importante nos espaços públicos e a questão da acessibilidade que devem ser percebidas com igualdade, implicando assim no reconhecimento e atendimento de suas necessidades. Assim conforme Cardoso (2012):
Possibilitar o acesso minimamente satisfatório ao patrimônio cultural e à informação é a melhor forma de fazer com que ele cumpra o seu principal sentido com a sociedade, destacando a identidade e a auto identificação com aquilo que a compõe. O (re)conhecimento da pluralidade das formas humanas e da semântica que nos faz sujeito conscientes de seu próprio corpo no espaço, são essenciais para uma mudança de olhar e de um fazer inclusivo. (Cardoso 2012, p. 12)
No caso das áreas verdes, podem ser consideradas como um tipo especial de espaços livres, onde o elemento fundamental de composição é a vegetação. Elas devem satisfazer não só estética e o conforto. Segundo Marx (2004):
Quando se pensa em termos modernos de planejamento urbano, umas das maiores preocupações é a de assegurar a presença se áreas verdes, para que o habitante entre em contato com a natureza e não se sinta perdidona massa de concreto que, aos poucos, vai se apoderando dos espaços ainda livres das grandes cidades. (Marx 2004, p.210)
...