A Iluminação Louis Kahn
Por: Yago Scorsato • 19/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.434 Palavras (6 Páginas) • 609 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO
[pic 1]
LUMINOTÉCNICA
Visões poéticas da luz na obra do arquiteto Louis Kahn
Professores:
Anarrita B. Buoro e Ana Paula Coelho
Beatriz de Araújo
Camila Zambom
Isabel Galindo
Julia Bonvicini
Sally Charanek
6º Semestre - Turma B
SÃO PAULO
OUTUBRO DE 2015
Sumário
- Introdução....................................................................................pág.3
- Iluminação para a caracterização e construção dos espaços.....pág 4
- Imagens de luz na natureza como inspiração da luz nos espaços arquitetônicos....................................................................... pág. 5 e 6
- Luz na obra do arquiteto Louis Kahn............................................pág.7
- Considerações finais.....................................................................pág.8
- Bibliografia....................................................................................pág 9
1.Introdução
Nascido na Estônia em 1901, Louis I. Kahn foi um dos mais importantes arquitetos do século XX. Em suas obras apareceram grandes inovações formais, confrontando o Espírito da Época de meados do século XX. A força da maior parte das construções de Kahn consiste na interação de espaço com massa. Espaço define-se de modo mais espiritual ao permitir a entrada da luz. Massa deve analisar-se sempre racionalmente como uma questão estrutural.
Em 1944, Louis Kahn publicou no New Architecture and City Planning: A Symposium,o texto monumentality mostrando o tema da nova monumentalidade. Essa nova proposta é uma resposta a pressao economica do pos-guerra pode ser definida como uma qualidade espiritual de uma estrutura que se quer eternizar. A partir deste momento a arquitetura moderna confronta-se com o monumental.
Os monumentos de Kahn estabelecem-se assim entre a dualidade forma e projeto, entre ideal e real Ao manipular conjuntamente a entrada da luz natural e a estrutura, é possível obter arquitetura. O arquiteto procurava definir espaços através da unificação da luz e estrutura.
2. Iluminação para a caracterização e construção dos espaços
O espaço é composto de características físicas do lugar somada a fatores que alteram sua percepção. E um desses fatores é a luz. Usar a luz como diretriz para um projeto não obriga necessariamente a deixar de lado outros parâmetros que compõe o desenvolvimento do projeto, como aspectos ligados ao local e seus arredores, as técnicas construtivas, e outros elementos que compõe o conforto ambiental. Usar a luz como diretriz do projeto implica a entender que será necessário tornar esse elemento como uma porta para novas propostas, e torna-lo algo importante e notável no projeto.
No caso da luz natural envolverá uma série de outras tantas condicionantes diretamente relacionadas a esse tema como, por exemplo, o clima local, as mutações causadas pela variação do tempo, o estudo de técnicas para abertura de frestas, janelas, os materiais indicados para tornar o ambiente agradável. Tudo para que haja uma comunicação entre o interior e o exterior.
Assim, iluminar não significa colocar luz em um ambiente, mas a possibilidade de modificar e controlar a luz. Luminotécnica torna-se mais que um estudo de luz, passando a ter muito mais valor no espaço, ou no projeto. Não somente aplicando uma técnica já estabelecida, mas refletindo de várias formas no espaço. Estabelecer uma boa luz é fazer com que ela esteja ligada à ideia de contrastes que revelem a verdadeira plasticidade das formas e dos espaços. Desde uma luz intensa até uma sombra mais profunda. Uma luz que respeite as funções do espaço projetado, mas que também exerça sua função na linguagem do projeto. Alterando o ambiente conforme o passar das horas, mudanças de estações, dia e noite, etc. Afirmando que a luz é a matéria viva da composição.
[pic 2]3. Imagens de luz na natureza como inspiração da luz nos espaços arquitetônicos.
Bamboo Courthouse - Estúdio HWCD Associates
Fonte : Revista Kaza
[pic 3]Palais des Congrès de Montréal
Fonte: Revista vidro impresso
Museu Oscar Niemeyer (MON) – Oscar Niemeyer[pic 4]
Fonte : Archdaily.
Swimming pool annex – Beijing´s Zephyr Architects
[pic 5] Fonte : Home design find
4. Luz na obra do arquiteto Louis Kahn
Louis Kahn era quase sempre muito fiel ao classicismo mássico, sendo assim suas obras, como forma, apresentavam formas geométricas e enormes superfícies lisas, nas quais eram planejadas para serem manifestações históricas, apresentando uma forte conexão do espaço com a massa, além de um resultado de uma fusão da luz e o silêncio. Onde a luz, construía o espaço através da massa, definindo ele de modo mais sútil com a entrada dela. Como disse em uma frase: “ Um ambiente não é um ambiente sem a luz natural”
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