A Imagem da Cidade - Kevin Lynch
Por: Lígia Magalhães • 9/9/2019 • Resenha • 885 Palavras (4 Páginas) • 414 Visualizações
A Imagem da Cidade - Kevin Lynch
O autor se baseou em três cidades e seus habitantes para estabelecer seu método: Boston, Jersey e Los Angeles. A intenção da pesquisa foi levantar a percepção que essas pessoas tinham quanto às suas cidades e como elas se localizavam. Essa percepção é composta por um conjunto de elementos, entre elas as memórias e os significados pertencentes ao cidadão. "O meio sugere distinções e relações, e o observador com grande adaptação e à luz dos seus objetivos próprios, seleciona, organiza e dota de sentido aquilo que vê". Como cada imagem é distinta da outra, o sentido pode variar dependendo a interpretação e memória de cada um. Lynch acreditava que a análise urbana baseada na experiência coletiva encontrava a imagem da cidade. Era acreditado também que nada na cidade era vivenciado em si mesmo, mas sim pelo seu entorno, pelas sequências de elementos e pelas lembranças de experiências passadas. A percepção de cidade permite que a própria possa se modificar constantemente nos detalhes, mesmo que seja estável por algum tempo.
A legibilidade é caracterizada pela clareza da paisagem e da cidade, que oferece a sensação de segurança emocional ao indivíduo, estabelecendo entre ele e o espaço à sua volta uma relação harmoniosa. Deve ser levada em consideração o conceito da cidade diferente de um objeto definido e concreto, e sim como algo constituído pela percepção dos habitantes, sendo assim algo fundamentado do imaginário de cada pessoa. Cada pessoa constrói a sua imagem baseada nas suas percepções e observações, podendo às vezes haver um consenso entre membros de um mesmo grupo. Esses consensos interessam aos planejadores urbanos para a elaboração de um espaço que venha a ser usado por um contingente populacional.
Uma cidade bem estruturada permite maior imaginabilidade aos seus habitantes, ou seja, a qualidade de um objeto físico que lhe dá uma alta probabilidade de evocar uma imagem forte em qualquer observador. Refere-se à forma, cor ou arranjo que facilitam a formação de imagens mentais do ambiente fortemente identificadas."O conceito de imaginabilidade não tem, necessariamente, conotações com algo de fixo, limitado, preciso, unificado, ou ordenado regularmente, embora possa, por vezes, ter essas qualidades. Também não significa visível, óbvio, evidente ou claro. O meio ambiente é fortemente complexo se o tentarmos estruturar n o seu todo, enquanto a imagem evidente depressa cansa e apenas pode apontar para poucas características do mundo vivo.”. Percebe-se, portanto, que o conceito de imaginabilidade está ligado ao de legibilidade, pois as imagens fortes aumentam a probabilidade de construir uma visão clara e estruturada da cidade.
A construção de uma cidade pode ser identificada por três componentes: a estrutura, a identidade e o significado; A identidade é a individualidade da identificação de um objeto enquanto entidade separável. O objeto deve ter algum significado para o observador, seja ele prático ou emocional. A identidade do espaço é definida por elementos sensoriais como a visão, a audição, as relações sinestésicas etc. Além disso, deve-se conter uma estrutura que determina a relação entre a padronização (ou o oposto disso) de um objeto contido num espaço e o seu entorno.
Foram
...