A Indústria do Futuro
Por: Breno Maia de Oliveira • 2/11/2022 • Dissertação • 701 Palavras (3 Páginas) • 89 Visualizações
Indústria 4.0: A indústria do futuro
Como todos sabemos, no século 18 o homem criou as maquinas e revolucionou o modo de trabalho e todo o sistema de produção, máquinas essas que tomaram grande espaço nas fabricas deixando muitos trabalhadores desempregados. Hoje em dia, mais de 240 anos depois, o desenvolvimento tecnológico continuou fazendo seu trabalho e já podemos dizer que vivemos a quarta etapa dessa revolução, que podemos chamar de indústria 4.0. O nome não anda muito distante do conceito que já é antigo, ela prometa melhorar e transformar ainda mais o mercado da indústria, tornando o modo de trabalhar mais fácil, equipamentos mais automatizados, sistemas totalmente digitais e praticamente sem nenhuma internet humana.
Falar de tanta revolução em tão pouco tempo chega a ser curioso e um tanto inovador, perguntas como isso funcionaria ou qual as tecnologias que seriam utilizadas nessa revolução seriam as mais comuns. Bom, em primeiro lugar a Indústria 4.0 se basearia em termos que até alguns anos atrás não eram tão conhecidos, como inteligência artificial, e também faz uso de termos novos e um pouco distante de nossa língua como smartmanufaturing, cyber production systems, IoT e big data por exemplo. O desenvolvimento de novas tecnologias esta atrelado ao crescente desenvolvimento do mercado com mecanismos digitais e tem levado as organizações adaptarem ainda mais seus processos, e essa adaptação por sua vez está atrelada ao cenário de globalização que vivemos no qual as empresas buscam vantagens comparativas para se diferenciar dos seus concorrentes. Essa quarta revolução industrial veio para se destacar mediante as outras 3 no quesito de modernidade e revolução digital, empresas que buscam destaque no mercado devem se adaptar o quanto antes a essa modernidade. Estudos apontam que apenas 58% das empresas têm conhecimento sobre a importância e a utilização de tecnologias digitais, numero que acaba sendo baixo visto o cenário que vivemos, mas isso pode ser bom para empresas que buscam a oportunidade de adquirir e se adaptar a essas modernidades em questão de competitividade com outras.
Esse conceito de Industria 4.0 se iniciou na Alemanha com o intuito de tornar a indústria Alemã mais competitiva. O objetivo principal era na centralização do desenvolvimento de processos e produtos para deixá-los mais autônomos e eficientes, e também oferecer soluções customizadas para produção, logística e clientes. Logo, seriam utilizadas tecnologias de automação industrial com objetivo de criar um sistema produtivo mais inteligente, e ampliar ainda mais a capacidade de resolução de problemas sem ter muita interferência humana. É indiscutível a quantidade de benefícios que essa revolução traria para as empresas, além de ter um impacto significativo na produtividade, ela aumentaria a eficiência do uso de recursos, seria de grande importância também no desenvolvimento de produtos em larga escala e principalmente melhoraria as condições de trabalho e sustentabilidade.
Por fim, falando um pouco da relação entre essa revolução e o Brasil é meio desanimador pois apenas 4% das empresas brasileiras adotam e falam dessa revolução atualmente, e dois motivos para essa situação seriam a falta de profissionais tecnicamente qualificados e uma grande deficiência no setor de manufatura e infraestrutura. Pesquisadores apontam que o Brasil teria grande sucesso na implementação desse modelo, e hoje em dia também o governo já facilita para que isso aconteça. Como exemplos de empresas que já estão implementando essa revolução, podemos citar a Vale, que investiu na digitalização de processos, começou a usar mais a inteligência artificial e a ferramenta big data e com isso acabou gerando uma econômica gigante em diversos setores da empresa; podemos cotar também a Heineken que foi além da tecnologias para implementar valores de sustentabilidade na empresa, ela conseguiu atrelar e aliar as relações humanas junto a essas inovações para otimizar os processos industriais, e hoje em dia é um grande exemplo de gestão para outras empresas.
...