A Psicologia nas Empresas
Por: Gustavo Fernandes • 23/11/2020 • Trabalho acadêmico • 609 Palavras (3 Páginas) • 170 Visualizações
A Psicologia nas empresas
Com esse trabalho pude observar como a psicologia e o tratamento em geral com o cuidado das pessoas/trabalhador tem sido cada vez mais valorizado pela as instituições profissionais e de certa forma os benefícios que essas tratativas geram.
Temos a Psicologia organizacional que nada mês é a vertente da psicologia por desenvolver práticas estratégicas para negócios e empresas. Como os funcionários são cobrados em relação a sua produção, metas e resultados acabam sofrendo com essa pressão e considerando que toda linha de produção é feita por uma pessoa, um ser humano. Ou seja, se a pessoa não estiver na sua melhor situação, tranquilo ao ponto de poder produzir e dar o seu melhor resultado. Por esse grande motivo a psicologia tem a finalidade de atuar nas empresas pra que funcionário/pessoal venha ter condições de crescimento.
Quando os funcionários se sentem bem no ambiente de trabalho, eles produzem mais e com mais qualidade. Isso envolve o respeito aos horários de pausa (para almoço e lanche, por exemplo), segurança no ambiente, possibilidade de ser ouvido pelos colegas, respeito mútuo, boa relação com os gestores, acolhimento no grupo, competitividade em doses brandas, ética profissional e vários outros fatores.
A psicologia vai interferir em todas as áreas dentro de uma organização tais como;
- Processo seletivo; com um processo seletivo bem feito, onde há um profissional capacitado consegue-se perceber através de técnicas quais são as pessoas que de adequariam para as vagas oferecidas. A proposta é reunir um conjunto de recursos para propiciar um recolhimento de informações efetivo e escolher o candidato que mais se adéqua às exigências do cargo e à cultura organizacional.
- Capacitação e desenvolvimento: A empresara que dispõe de treinamentos conseguem através do treinamento perceber a características dos participantes, através de dinâmicas trabalhos em grupos e atividades consegue extrair informações que determinam o melhor indicado a uma possível vaga.
- Gestão de clima e organização: Essa gestão é feita em cima de uma harmonização empresarial ou seja, trabalha-se para que se tenha um ambiente de trabalho organizado e com um cliente agradável. A psicologia atual diretamente Além disso, a psicologia organizacional também usa a mediação de conflitos para auxiliar os profissionais nos momentos de desacordos. Essas situações são naturais em qualquer ambiente de convivência entre pessoas, mas é preciso que haja uma estratégia adequada para serem gerenciadas. A empresa também sempre faz anualmente ou de maneira semestral uma pesquisa de clima, para que nessa pesquisa os funcionários venham a opinar sobre melhorias e ponto de vista pessoal sobre a empresa.
- Espaço físico: A psicologia atua também no espaço físico, analisando como está a distribuição dos objetos e como uma boa distribuição afeta o trabalho dos funcionários.
Esses são apenas alguns pontos que podemos relatar da relevância que a psicologia empresarial oferta nas empresas. Em um contesto geral a produção será maximizada com a implementação da psicologia organizacional nas empresas, por que de maneira sutil porém com significância enorme era elevará os padrões de produção de qualquer empresa.
...