A Reação de Paisagismo
Por: LuizGranado • 31/10/2018 • Resenha • 264 Palavras (2 Páginas) • 148 Visualizações
REAÇÃO
A partir dos conceitos abordados no texto apresentado, foi possível o maior entendimento a respeito de termos como sistema, espaço e lugar, entendo assim suas complexidades, principalmente suas relações para com os seres humanos.
O texto abordou as diferenças entre espaço e lugar, que apesar de terem significados muito semelhantes, se diferem pelo fato de que um lugar é o resultado de uma identificação, valoração e etc, do espaço, pelos indivíduos da sociedade. Lugar é o espaço habitado pelos seres humanos em uma “pausa” no dinâmico tempo histórico, ou seja, em um determinado período de tempo. Já o espaço é tido, por definição, como sendo “distância entre dois pontos, ou a área ou volume entre limites”, além de ser visto também como uma delimitação terrestre, sem habitação humana.
Além disso, vimos também o conceito de sistema, analisando que se deriva basicamente de uma interligação de um conjunto de elementos, concretos ou não, formando um todo organizado.
Porém dentro das conceituações abordadas a de "não-lugar" deixou-me digamos que, não totalmente satisfeito, visto que, o que define principalmente um não-lugar é o fato de ser um local transitório, como exemplos o autor cita, supermercados, praças e afins, ou seja, em que a habitação humana não é exercida, nesse contexto, levantado o seguinte questionamento, um hospital, por exemplo, seria encaixado na categoria de um não-lugar? Levantei esse questionamento a respeito dos hospitais, justamente por se enquadrarem, em maioria, no conceito de não-lugar, porém mesmo que seja um local de passagem dos enfermos, é sim, em minha opinião, um local habitado por muitos por um determinado período de tempo.
...