A TEORIA E HISTORIA
Por: 12912932 • 26/10/2017 • Trabalho acadêmico • 962 Palavras (4 Páginas) • 260 Visualizações
O DESENVOLVIMENTO AMERICANO
Os períodos colonial e republicano foram muito importantes para o desenvolvimento americano; ambos forneceram uma base sólida para avanços futuros. Mas o período compreendido entre 1850 e 1890 é mais importante devido à influência exercida pela América sobre o resto do mundo. As novas formas que se concretizaram então tinham suas raízes numa organização de trabalho eu tudo distinta daquela que dominava a Europa.
A indústria americana difere da europeia em sua estrutura. Essas diferenças estruturais constituem também as bases das diferentes posturas com relação ao oficio e posteriormente com relação à “artes e ofícios”. Na américa os materiais eram abundantes e a mão-de-obra especializada era escassa, já na Europa a mão-de-obra especializada era abundante e os materiais escassos. Isso explica as diferenças na entre as estruturas das indústrias.
O Museu Albert e Victoria, em South Kensington, preservou o catálogo de uma firma de ferragens de Chicago, dos anos 70. As formas precisas e carregadas de sensibilidade das ferramentas ali ilustradas justificam a perplexidade dos europeus.
Na Exposição de Londres, em 1851, foi o primeiro contato dos europeus com as ferramentas e os equipamentos americanos. Então ficaram impressionados com a simplicidade, a precisão técnica e a economia formal dos produtos. O conde León de Laborde, observador francês, observou nos americanos uma nação industrial que estava se tornando artística e acrescentou que “a América seguiria seu próprio caminho”.
A ESTRUTURA TIPO BALÃO E A INDUSTRIALIZAÇÃO
A estrutura tipo balão está estreitamente relacionada ao nível de industrialização que foi alcançado na América. Sua invenção praticamente fez com que a construção em madeira deixasse de ser um oficio complexo, praticado por mão-de-obra especializada, para ser uma atividade industrial.
Essa estrutura marcou o momento em que a industrialização começou invadir o domínio da habitação. Não se tem dados precisos sobre a invenção da estrutura tipo balão. Porém, ela parece ter tido um inventor e ter surgido em uma cidade determinada. Trata-se de George W. Snow. A primeira edificação dotada de estrutura tipo balão foi a igreja de St. Mary, em Chicago.
A superfície plana – a parede lisa de madeira, tijolo ou pedra – sempre constituiu um elemento básico da arquitetura americana. Isto se deve, em parte, à simplicidade imposta pela escassez de mão-de-obra qualificada, e em parte pela continuidade das tendências do final do século XVIII.
A ESCOLA DE CHICAGO
Durante os anos 80, toda uma colônia de edifícios subitamente irrompeu em Chicago – atingindo alturas de doze, catorze, dezesseis e vinte e três andares. Estes edifícios foram construídos em estreita proximidade uns dos outros. Cada um possuía um aspecto particular e um nome próprio. O crescimento mais intenso da Escola de Chicago se deu entre 1883 e 1893. “Em nenhum outro momento, desde 1830, a cidade experimentou um desenvolvimento tão extraordinário em termos de aumento de população, comércio e edificações como... em 1882... Os edifícios são monstruosos e custosos... Há uma tal demanda por instalações comerciais e de negócios que, assim que se obtém o alvará para construção de um bloco, são encaminhadas solicitações para aluguel de salas, e antes que um edifício esteja concluído ele já está todo alugado e os locatários prontos a se mudar, com seus equipamentos. Um atrás do outro, blocos se amontoam até as nuvens, projetando-se sobre a cidade em cada rua e avenida”.
A Escola de Chicago está vinculada à criação do edifício de escritórios moderno – em outras palavras, a criação de um centro de administrativo. Seu impulso em direção a soluções mais
...