A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA COMO AUXÍLIO PARA A COMPREENSÃO DE TEXTOS.
Por: Lucas Linhares • 8/4/2017 • Projeto de pesquisa • 2.660 Palavras (11 Páginas) • 310 Visualizações
A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA COMO AUXÍLIO PARA A COMPREENSÃO DE TEXTOS.
Bruno Rocha Matos[1]
Orientador: Celso Batista de Carvalho[2]
RESUMO
RESUMO
Este artigo apresenta a utilização das estratégias de leitura nas aulas de Língua Inglesa (LI) e seus resultados para uma melhor compreensão da leitura em sala de aula. Busca mostrar através do uso dessas estratégias nas aulas práticas de leitura em língua inglesa, como podem ser usadas como instrumento eficaz na aprendizagem, gerando maior entendimento dos textos lidos, tornando as aulas de leitura mais atraentes, estimulando o simples prazer da leitura em si, e também a produtividade dos estudantes. Teve como propósito descrever o uso das técnicas de leitura nas aulas de LI. No 1° ano do Ensino médio em uma escola pública, na cidade de Manaus e como objetivos específicos observar as aulas de prática de leitura em sala de aula para maior compreensão dos textos; Identificar as estratégias de leitura aplicadas como ferramentas para leitura em LI. Para tanto, o aporte teórico abrangeu as teorias na área do ensino de LI, com base em Santos (2012), na área de Leitura Solé (1998), Souza (2010), Absy (2010), Costa (2010), Mello (2010). A pesquisa em questão foi realizada por meio do estudo de caso, que teve como objeto de estudo os alunos do 1º ano do Ensino Médio (EM) de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM X), localizada na Zona Leste da cidade de Manaus, teve como instrumentos de pesquisa para geração de dados questionários, entrevistas e roda de conversas. Os resultados da pesquisa apontaram para eficácia do uso das estratégias no ensino da LI permitindo ao aluno ter maior receptividade durante as atividades de leitura, resultando em progresso não somente na leitura como prática, mas também na maior compreensão do que foi lido, gerando maior entusiasmo e satisfação de alunos e professor.
ORIENTAÇÃO: Deve ser elaborado com no máximo, 250 palavras, escrito na terceira pessoa do singular e redigido em um único parágrafo, com frases completas e claras, em espaço simples de entrelinhas e sem recuo de parágrafo; deve-se evitar citação; usar fonte tamanho 12 (doze) e texto justificado. Sequência de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos. APRESENTADO EM PARÁGRAFO ÚNICO. A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal, em seguida, indicar a informação sobre o tipo de trabalho que foi desenvolvido (pesquisa bibliográfica, artigo, etc.), conforme a NBR 6028. (Fonte: arial 12 . Espaçamento entre linhas: 1,5cm, alinhamento: justificado)
Palavras-chave: palavra 1. palavra 2. palavra 3. Indicar de 3 a 5 palavras.
ORIENTAÇÃO: As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão. Palavras-chave., separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. As palavras-chave são os principais temas tratados no artigo.
1 INTRODUÇÃO
A importância desta de pesquisa atribui-se a necessidade de relatar o uso de técnicas de leitura em Língua Estrangeira (LE) usando como campo uma escola pública regular e seus alunos, sendo pertinente para a área de pesquisas de Língua Inglesa (LI), pois busca partilhar o conhecimento a respeito de uma problemática comum entre os estudantes do ensino regular de escolas públicas, que é a grande dificuldade de leitura em (LI) e a compressão de textos lidos. De acordo com Galvão (2004, p.91) “se o leitor apresenta dificuldades tanto de uso quanto de reconhecimento de certos itens em sua língua materna, o processamento desses, numa língua estrangeira, ocorrerá num processo semelhante”, sendo assim, teve-se o objetivo de descrever o uso das técnicas de leitura em (LI), este trabalho consiste em observar as aulas para assim identificar as técnicas de leitura aplicadas, para desse modo poder levantar dados salientes sobre a temática proposta, por conseguinte agregando informações de relevância ao conhecimento já previamente gerado por outros da área de Letras Língua Inglesa.
Uma maneira prática de saber se a introdução de um artigo científico ficou bem redigida é apagar a parte dos objetivos da pesquisa e entregar o texto de introdução para outra pessoa que também seja da área ler. Se ao ler apenas a introdução, a pessoa conseguir acertar qual problema de pesquisa foi estudado, parabéns! Você fez um excelente trabalho!
Comece a digitar...
=====================================================
Apesar de muitos esforços das escolas públicas em ensinar uma língua estrangeira, os resultados ainda são insatisfatórios devido a uma serie de fatores, dentre estes um que se destaca é a falta de interesse dos alunos pelas aulas. E foi com este olhar que se deu a escolha desse tema, o qual resultou na produção deste artigo, por meio de uma pesquisa realizada em uma (EEEFM X), tendo como foco as aulas de LI, ministrada no 9º ano do EF, no intuito de gerar dados ao observar a utilização de canções como ferramenta facilitadora no ensino-aprendizagem.
Teve como objetivo analisar o uso de canções nas aulas de LI, no 9° ano do EF, em uma EEEFM X, na cidade de Manaus e como objetivos específicos: Observar a motivação e o interesse dos alunos nas aulas de LI, quando se utiliza canções como recurso de aprendizagem; Verificar os benefícios da utilização da música como ferramentas de ensino nas aulas de LI; e Compreender o que os alunos pensam sobre o aprendizado por meio da utilização de músicas nas aulas de LI.
Ouvir música é uma atividade cultural praticada pela maioria das pessoas, principalmente por adolescentes que gostam do estilo pop internacional na versão inglês, ainda que eles não entendam o que está ouvindo. Tais afirmações nos permite acreditar que, ao unir o prazer emocional a necessidade de aprender pode ocorrer um aprendizado de forma mais natural, de modo que facilite a compreensão do aluno, já que a música desenvolve a concentração, a criatividade e reduz a tensão durante as atividades. Brescia (2003, p. 81) diz que “[...] o aprendizado por meio de música, além de favorecer o desenvolvimento afetivo da criança, amplia a atividade cerebral, melhora o desempenho escolar dos alunos e contribui para integrar socialmente o indivíduo”.
...