TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DO CONTÊINER NA CONSTRUÇÃO

Por:   •  22/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.329 Palavras (10 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO

NATHALIA KARINE GONÇALVES

LUANA HELENA CARDOSO

PAULO MIGUEL BIANCO

UTILIZAÇÃO DO CONTAINER NA CONSTRUÇÃO

BAURU

2017


NATHALIA KARINE GONÇALVES

LUANA HELENA CARDOSO

PAULO MIGUEL BIANCO

UTILIZAÇÃO DO CONTAINER NA CONSTRUÇÃO

Projeto apresentado à disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa, sob responsabilidade da Profª Drª Luciana Ponce B. Giraldi.

BAURU

2017


RESUMO

O objetivo dessa proposta é analisar a casa feita de container, os benefícios que ela traz ao ambiente e mostrar que ela vem ganhando cada vez mais popularidade entre as pessoas que procuram uma opção de moradia sustentável, pois para resolver o problema do déficit habitacional, o governo brasileiro adotou técnicas de construção de casas populares em demanda com o menor custo possível. Estas são construídas com princípios projetivos semelhantes para qualquer tipo de região, tendo um programa de necessidades fixo, o que resulta em casas que se preocupam mais com o retorno financeiro do que com o conforto do indivíduo. Este trabalho se resume em estudar quais possibilidades são possíveis para que haja uma substituição do sistema construtivo comum, o de alvenaria, por casas de container e garantir construções com maior qualidade de vida, portanto, trazendo mais conhecimento para profissionais da construção civil que buscam mais alternativas para um mundo mais sustentável. Para isso foram analisados por meio de pesquisa bibliográfica, as técnicas, indicações, precauções e métodos utilizados na casa de container, além da jornada da arquitetura que serviu como base nesta pesquisa.

Palavras-Chave: Déficit Habitacional. Casa Container. Arquitetura. Sustentabilidade.


ABSTRACT

The purpose of this proposal is to analyze the house made of container, the benefits it brings to the environment and show that it has been gaining more and more popularity among people seeking a sustainable housing option, because to solve the problem of housing deficit, the Brazilian government adopted techniques of building popular houses in demand with the lowest possible cost. These are built with similar projective principles for any type of region, having a fixed needs program, which results in homes that are more concerned with financial return than with the comfort of the individual. This paper summarizes the possible possibilities for a replacement of the common construction system, masonry, for container houses and to guarantee constructions with a higher quality of life, thus bringing more knowledge to construction professionals who are looking for more Alternatives for a more sustainable world. For this, the techniques, indications, precautions and methods used in the container house were analyzed through bibliographic research, as well as the architectural journey that served as the basis for this research.

Keywords: Housing deficit. House Container. Architecture. Sustainability.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        5

1.1        JUSTIFICATIVA        7

1.2        TEMA        7

1.3        PROBLEMA DE PESQUISA        7

1.4        HIPÓTESES        8

2        OBJETIVOS        9

2.1        OBJETIVO GERAL        9

2.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        9

3        MATERIAL E MÉTODOS        10

3.1        FORMA DE ANÁLISE DOS RESULTADOS        11

CRONOGRAMA        12

REFERÊNCIAS        13


  1. INTRODUÇÃO

A moradia é uma grande necessidade para o ser humano e bairros que apresentam alto índice de tráfico, abuso infantil, pobreza, fome e violência social são os locais que mais agravam a transmissão de doenças, poluição ambiental, a ausência e contaminação de água. Montoia (2010, p. 34) diz que “de acordo com os dados da Organização das Nações Unidas (ONU), um em cada três moradores de cidades nos países em desenvolvimento mora em bairros pobres ou miseráveis”. Sendo assim, pode-se relacionar sustentabilidade com economia através da reutilização do contêiner, porém, o governo do Brasil está adotando moradias desumanas e de baixa qualidade, como o Programa “Minha Casa, Minha Vida” (MCMV) lançado em 2009 pelo Governo Federal no contexto do PAC.

As vertiginosas mudanças econômicas, sociais e culturais da nossa época solicitam novas alternativas de planejamento espacial fundamentadas em princípios diretamente opostas àquelas anteriormente vigentes, como a mobilidade, a flexibilidade, a instabilidade, a mutabilidade, a instantaneidade, a efemeridade e a reciclagem, alterando assim o espaço da moradia que se tem transformado ao longo do tempo, contribuindo para a produção de diferentes modos de ser e existir no mundo, ao mesmo tempo em que se produz a partir das vicissitudes da própria existência. (FERRARO, 2009 apud ZOMER, 2009, p. 03).

Ao encarar a flexibilidade como uma atitude intrínseca ao pensamento humano, geramos novas alternativas de mudança e logo em seguida, o progresso da sustentabilidade cada vez mais próximo. De acordo com (KEEDI, 2001), “ [...] o container agrega valor facilitando o manuseio e a proteção dos itens transportados [...]”. Sendo assim, ele tem flexibilidade podendo ser desmontada e montada em outro terreno, suas características modular e geométrica permitem diversas configurações. Seria uma nova forma de reinventar e aprimorar o que já temos. “São produzidos a partir de materiais metálicos e não biodegradáveis, o que os torna um grande problema, pois formam montanhas de lixo no contexto urbano das cidades portuárias. ” (MILANEZE et al., 2012, p.616)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (190.6 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com