A Villa Minimalista nos Alpes italianos
Por: Camila França • 1/4/2020 • Trabalho acadêmico • 757 Palavras (4 Páginas) • 180 Visualizações
villa minimalista nos Alpes italianos para assistir a uma ampla vista para o vale
O arquiteto Camillo Botticini completou o design dos Alpes Vila, em Lumezzane, Itália.
Arquitetos: Camillo Botticini
Localização: Passo del Cavallo, 25065 Lumezzane BS, Itália
Área: 360.0 m2
Ano do projeto: 2014
Fotografias: Nicolò Galeazzi
Fabricantes: Accoya
A arquitetura minimalistadista caracteriza-se pela presença de planos perpendiculares que constróem o espaço tridimensional, a partir de uma configuração volumétrica de formas depuradas, considerada simples e refinada. Tal raciocínio projetual é eventualmente apontado como minimalista, sendo uma referência importante na arquitetura minimalista pós-moderna.
Pode-se dizer que o minimalismo foi interpretado de várias maneiras no campo da arquitetura e do design de interiores. O estilo pode ser facilmente identificado pela construção "limpa" e sem excessos, pelo uso de cores neutras e materiais industriais modernos. Também é notável a ausência de adereços desnecessários, o que pode, num primeiro momento, trazer uma imagem "fria" e desconfortável, em que a estética sacrifica o conforto. Por esse motivo, muitos dos profissionais que adotaram esse estilo não concordam com o título.
Integrados em um ambiente natural sublime, uma espaçosa minimalista villa sobe para 700 metros sobre o nível do mar, próximo ao "Passo del Cavallo", ao lado de uma estrada que conecta o Vale de Trompia e o Vale Sabbia, em uma passagem de montanhas, a residência é um oásis de tranquilidade. "A paisagem é caracterizada por um vale para o sul e um quadro de montanhas verdes com picos de dolomita para o norte", segundo o arquiteto. "É perto da área urbana, mas também longe, onde pastoreio de ovinos e o aroma de ervas da montanha faz parecer que o tempo parou."
O que determina a condição fundamental do projeto: a relação primária entre a intervenção artificial e a natureza. A relação com o terreno e a paisagem são a materialidade que constroem o projeto: a topografia ao comunicar-se com a edificação opera um princípio de "enraizamento" na encosta para o norte, onde a casa parece morder a montanha, e uma "emancipação" para o sul, com a saliência pendendo a casa para o vale.
A casa de 360 metros quadrados, construídos de cobre oxidado e madeira, tem uma forma e design intrigante. Três volumes que variam em altura fundem-se para criar uma planta sob a forma de irregular C. Um contém três quartos; Outra característica da sala de estar, cujo teto é elevado acima de 14 pés.
O design interior também é muito moderno, com paredes de gesso branco, grandes janelas e mobiliário minimalista. características sustentáveis incluem um sistema geotérmico, uma bomba de calor e paredes ventiladas. [Foto Nicolò Galeazzi]
Bibliografia:
http://www.casasyfachadas.com/2016/02/villa-minimalista-en-los-alpes-italianos-para-contemplar-una-amplia-vista-del-valle/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_minimalista
http://www.archdaily.com.br/br/764983/alps-villa-camillo-botticini
Casa Gòmez, projeto residencial com desenho desconstrutivista
Desenvolvido pelo SO Studio, localizada em Cancún - México.
Informações:
Nome do projeto: CASA GOMEZ
Arquiteto ou designer: Arquitetos SOSTUDIO / Sergio Orduna
Concepção do Projeto da equipe: Sergio Orduna arquiteto Chapoy
Cliente: privada
Construtor: CONSTRUCAN
Sub-empreiteiros: ERGODI (projeto de iluminação), TECH inteligentes (sistema de controle)
Localização: Puerto Desenvolvimento Cancun, Cancun, México, 77500
Uso: residenciais construídos
Área: 1.000 metros quadrados
Fotógrafos: Jose Gallardo e Maribel Garzón
...