A servidão moderna - resenha
Por: carlamagalha • 13/4/2017 • Resenha • 858 Palavras (4 Páginas) • 618 Visualizações
Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix
Disciplina: Espaço e economia
Curso: Arquitetura e Urbanismo Turma: 2- 1º período Turno: Integral
Alunos: Carla Fernandino
TRABALHO “A SERVIDÃO MODERNA”
Belo Horizonte, junho de 2015.
O vídeo “a servidão moderna” trata-se sobre assuntos relacionados à revolução industrial, onde o homem perdeu seu lugar para as maquinas e como ele perdeu sua forma de expressar de agir ao longo dos anos. Nesse vídeo é possível ver os assuntos estudados em sala de aula, dentre eles a estrutura, superestrutura, alienação e mais valia.
No mundo atual, nota-se que não é mais a procura que determina a oferta e sim ao contrario, como foi dito no vídeo. Esse fato refere-se tanto a mão de obra, quanto ao consumo das mercadorias produzidas. Com isso, o ser humano acaba produzindo a além do necessário causando estrago a natureza. Porém, o que eles esquecem é que a natureza oferece os recursos pelos quais retirarão a matéria prima e que é necessário que haja uma boa relação entre eles. Pode-se vincular esse assunto a estrutura, porque ela é a soma das forças produtivas e das relações sociais de produção. Quando se refere às relações sociais, o homem cria relação com a natureza e com os outros homens no processo de trabalho.
Durante o vídeo, comenta-se sobre o capitalismo e como ele tomou conta da sociedade com isso acabou moldando-a, ou seja, é ele quem determina o que é certo e errado. Notando assim que, o trabalhador agora trabalha para consumir o que ele produziu e que o excesso de lixo produzido é normal. Então, os trabalhadores escolhem a quem servir (patrões), porém eles estão se tornando mais escravos do que os verdadeiros escravos da antiguidade.
Para que o capitalismo conseguisse consolidar um domínio, foi necessário que ele se tornasse a classe dominante. Isto é, como foi visto na aula de espaço e economia, “quando uma classe se torna dominante (do ponto de vista econômico político), ela também consegue difundir a sua visão do mundo e valores”. A forma de o capitalismo conseguir se tornar a classe dominante foi espalhar sua ideologia e mostrar que era melhor que qualquer outra proposta, ou seja, mostrar que era melhor ao socialismo uma vez que era a ideologia que era oposta aos seus pensamentos. Isso é a superestrutura.
Atualmente o tema já se torna a sustentabilidade. Porém, as pessoas que fazem esses discursos são as mesmas que continuam poluindo, como diz no vídeo “(...) enquanto nos culpam, continuam contaminando sem parar, o meio ambiente e o nosso espirito”. Podendo pegar como exemplo os Estados Unidos, é um dos países mais industrial e ao mesmo tempo um dos mais consumistas. Ele faz o discurso de sustentabilidade, porém não munda nada na rotina do país.
A alienação se faz presentente na duplicação do mundo em imaginário e real. Torna o indivíduo incapaz de agir sob sua própria visão e perspectiva. Nota-se isso quando tratamos a tecnologia como tema. Ela modifica as relações humanas em escalas profundas e é via de disseminação da mensagem do sistema. A linguagem é um modo de alienação, uma vez que manipula as opiniões de uma parcela ou um todo. O vídeo ''A Servidão Moderna'' diz que '' As palavras são apresentadas como neutras e sua definição como evidente. Controladas pelo poder, designam uma coisa muito diferente da vida real''. O escravo da sociedade capitalista acumula mercadorias como forma de atingir o prazer, o que leva a uma relação inversamente proporcional entre ambos (capitalismo e felicidade, prazer). Na era industrial, já com tecnologia para substituir o trabalho manual pelo maquinário, encurtando tempo de produção, o ''processo'' era baseado no valor do próprio trabalho que se era produzido. Os poucos trabalhadores que restaram nas fábricas, foram ''programados'' apenas para uma tarefa específica, e não mais cuidavam do processo por inteiro.
...