A vida é um sopro
Por: Futuros Arquitetos • 25/4/2015 • Resenha • 365 Palavras (2 Páginas) • 955 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO - UNIAN
JAMILE SANTOS
JAQUELINE LACERDA
MARIANA RÚBIA
RA
2485828242
1566243388
2485711775
A Vida É Um Sopro”
São Bernardo do Campo
2015
“A vida é um sopro” é um documentário que fala sobre a vida e obras do arquiteto Oscar Niemeyer, onde o próprio relata a sua vida e carreira na arquitetura, além de mostrar sua maneira pessoal de ver a vida.
Ao assistirmos o documentário vimos parte das incríveis obras de Niemeyer, um pouco de sua vida pessoal, política e profissional. Muito mais que sua simplicidade e as criticas em relação à política e a sociedade, observa-se também a sua particularidade em relação com a sua profissão e o seu trabalho. Trata a arquitetura de forma única.
Durante todo documentário Oscar Niemeyer fala de modo bem descontraído, muito franco e crítico. Ele mostra sempre o seu amor pelo trabalho e por seus projetos, que é algo em torno de 1000 projetos, sendo que 600 deles foram realizados e que fizeram do seu nome referência no mundo inteiro que estão presentes: Pampulha, em Minas Gerais, Brasília, a sede da ONU, em Nova Iorque, a sede do Partido Comunista, em Paris, a Universidade de Argel, na Argélia, o Museu de Arte Moderna de Niterói, no Rio de Janeiro. Poucos exemplos de uma carreira que quebrou barreiras e gerou novas idéias, dentro e fora do seu campo de atuação.
Ainda que, assim como um brilhante profissional, Niemeyer é um grande ser humano, isso fica claro quando faz questão de manifestar em seus trabalhos, observando sua relação com a natureza, e com o ser humano, quando diz que uma obra arquitetônica precisa ser bela como uma obra de arte, mas em harmonia com a natureza, com a leveza das curvas e apreciada por todos sem distinção.
Niemeyer não nos trouxe apenas o exemplo de profissional e de ser humano, vai muito além disso, nos levando a seguinte reflexão: “como posso eu, futuro trabalhador do serviço social, ser um brilhante profissional e obter prazer na minha atividade? me manifestar nela, e reconhecer que o resultado da atividade profissional realmente está contribuindo para que as pessoas sejam cada vez melhores, caso contrário, serei mais um trabalhador infeliz e alienado.”
Diretor e roteiro: Fabiano Maciel
Produção executiva: Sacha
...