Resenha Crítica: A Vida é Um sopro A Visão de Niemeyer Sobre Suas Obras
Por: isabellafesantos • 27/2/2023 • Resenha • 386 Palavras (2 Páginas) • 189 Visualizações
[pic 1]
A VIDA É UM SOPRO: A VISÃO DE NIEMEYER SOBRE SUAS OBRAS
2021
A vida é um sopro: A visão de Niemeyer sobre suas obras
Resenha crítica referente à disciplina de Direitos Humanos do curso de Arquitetura e Urbanismo.
MACIEL, Fabiano. Título: A vida é um sopro. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=AYhpFEHJkkI>. Acesso em: 29/05/2021]
Fabiano Maciel é um diretor de cinema brasileiro. Dirigiu “A vida é um sopro”, um documentário sobre Oscar Niemeyer que lhe rendeu o prêmio de Melhor documentário no 1º Festival Internacional de Documentários Atlantidoc, em 2007. Dirigiu também os curtas Vaidade (2002), Pracinha (2003), e A Língua da língua (2003).
O documentário de com duração de 90 minutos, contém imagens inéditas e raras e trata sobre a vida de Oscar Niemeyer, abordando aspectos políticos, pessoais e principalmente o profissional, ele próprio relata sobre sua trajetória de sua vida. No documentário Niemeyer mostra como revolucionou a arquitetura moderna com a introdução da linha curva e a exploração de novas possibilidades de materiais, como o concreto armado. O arquiteto fala também de sobre sua vida e de onde surgiu suas inspirações para seus trabalhos. O documentário conta com depoimentos de personalidades como os escritores José Saramago, o historiador Eric Hobsbawn, o cineasta Nelson Pereira dos Santos e o compositor Chico Buarque.
Ele conta que o que o inspirou a entrar para a área da arquitetura foi o desenho, pois desde a infância ele gostava de desenhar, ele começou a trabalhar no escritório de Lúcio Costa para aprender sobre a área de atuação, sem receber remuneração pelo trabalho. Ele buscava beleza em suas criações, procurando criar construções que surpreendessem quem às olhassem.
Através do documentário realizado por Fabiano Maciel, podemos conhecer e entender um pouco mais do ponto de vista de Niemeyer sobre suas obras e de onde vieram as ideias que o permitiram criar uma arquitetura única, que inovou a arquitetura da época, trazendo novos métodos de construção que são utilizados até hoje.
A abordagem que o diretor escolheu para conduzir o documentário humaniza o grande arquiteto de fama internacional, mostrando Niemeyer, desbocado, audacioso e crítico, que nos seus 99 anos tem consciência de sua importância.
O documentário é uma aula de história, de cultura, de sociedade e de vida, mostra como um dos maiores arquitetos do mundo, vê e entende sua trajetória e suas obras. É muito empolgante e inspirador.
...