ACESSIBILIDADE NO CENTRO HISTÓRICO DE LARANJEIRAS-SE: DO DIREITO À AÇÃO
Por: Kaly Lordelo • 18/8/2018 • Artigo • 799 Palavras (4 Páginas) • 294 Visualizações
ACESSIBILIDADE NO CENTRO HISTÓRICO DE LARANJEIRAS-SE: DO DIREITO À AÇÃO
LIMA, ERYANE VIEIRA (1); SANTANA, KALYANA LORDELO DE (2);
NUNES, LAÍS SÍNTIQUE PEDROZA OLIVEIRA (3); CAMPOS, NEIVA CARLA LESSA (4);
SANTOS, TAINÁ GOMES DOS (5)
SILVA, LARISSA SCARANO PEREIRA MATOS DA (6)
- Universidade Federal de Sergipe, Graduanda e-mail:eryanevieira@yahoo.com.br
- Universidade Federal de Sergipe, Graduanda e-mail: kaly.lordelo@gmail.com
- Universidade Federal de Sergipe, Graduanda e-mail: laissintiquee@gmail.com
- Universidade Federal de Sergipe, Graduanda e-mail: camposnc13@gmail.com
- Universidade Federal de Sergipe, Graduanda e-mail: tainar0812@gmail.com
- Universidade Federal da Bahia, Doutoranda Universidade Federal de Sergipe, Docente
e-mail: larissascarano@hotmail.com
RESUMO
Sabe-se que os espaços públicos precisam ser acessíveis para a população usufruir e apreciar os bens culturais, entretanto esta não é a realidade encontrada em muitas cidades brasileiras. Neste sentido, o presente artigo aborda o tema de acessibilidade na cidade de Laranjeiras-SE, considerada patrimônio histórico e tombada pelo IPHAN, e apresenta os resultados de uma intervenção realizada pelos estudantes e pela população do munícipio. A experiência teve como objetivo identificar as deficiências existentes, alertar a população sobre o problema e junto, com a mesma, estabelecer um projeto de ação para facilitar o acesso e direito à cidade por todos.
Palavras-chave: Acessibilidade; patrimônio histórico; inclusão; espaços públicos.
ABSTRACT
It is known that public spaces need to be accessible to the population to enjoy and appreciate cultural assets, but this is not the reality found in many Brazilian cities. In this sense, the present article approaches the theme of accessibility in the city of Laranjeiras-SE, considered historical heritage and registered by IPHAN, and presents the results of an intervention carried out between students and the population of the municipality. The objective of the experiment was to identify the existing deficiencies, to alert the population about the problem and, together with it, to establish a project of action to facilitate the access and right of all to the city.
Keywords: Accessibility; historical patrimony; inclusion; public spaces
1. INTRODUÇÃO
O debate sobre Mobilidade Urbana, que já se estende há algum tempo, vai além da discussão sobre modais de transportes. Ele abrange também a esfera da escala humana, mostrando como a acessibilidade universal é de fundamental importância para se construir cidades melhores no que tange à qualidade de vida. Com base nisso, Jan Gehl, em seu livro “Cidade para pessoas” (2015) afirma que a cidade deve ser pensada ao nível dos olhos, levando em consideração a “dimensão humana”.
Ainda em seu livro, o autor fala que durante todo o processo de desenvolvimento a cidade foi perdendo essa noção da dimensão humana para a realização de projetos arquitetônicos e urbanos, trazendo questionamentos sobre a função da escala no processo projetual. Para o autor, a cidade deve ser considerada como um local de encontro e convívio, e pensar a cidade para o pedestre é desenvolver cidades vivas, seguras, sustentáveis e saudáveis. Incluir a dimensão humana é melhorar a qualidade de vida urbana (GEHL, 2015).
...