AS VANTAGENS DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Por: Ana Mossi • 18/11/2019 • Trabalho acadêmico • 801 Palavras (4 Páginas) • 266 Visualizações
VANTAGENS DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Aline Kelly Vieira Poluchowski, Ana Cristina Pagnoncelli Mossi, Anna Heloisa de Azevedo, Derik Maier de Oliveira e Rodrigo Antonio Defendi
RESUMO: A tecnologia na educação é um tema que vem sendo cada vez mais discutido na atual sociedade, com o Brasil estando entre os 10 maiores mercados tecnológicos do mundo e sua população cada dia mais antenada com esses itens. Entre os jovens, os celulares, computadores, videogames e outros diversos aparelhos são cada vez mais comuns, facilitando o acesso a informação. O principal objetivo deste artigo é demonstrar que a tecnologia pode trazer benefícios e malefícios, dependendo de como será utilizada em nossa sociedade.
PALAVRA CHAVE: tecnologia; educação; crianças e adolescentes; benefícios; malefícios;
1 INTRODUÇÃO
O presente artigo tem objetivo de expor as oportunidades e deficiências da tecnologia para com a educação, o mesmo, pode ser utilizado como busca acadêmica, a fim de embasamentos para futuros trabalhos.
A tecnologia de uma forma geral, não é bem empregada quando se refere a educação. Da mesma forma que se vê uma dinâmica e interação maior de um aluno com a matéria preferida, a tecnologia torna o jovem mais dependente de equipamentos eletrônicos. As crianças e adolescentes acabam tornando-se facilmente influenciáveis, e por sua vez, são alvos de mudanças de atenção repentina e alteração na personalidade.
2 metodologia
No presente artigo, será realizada uma pesquisa bibliográfcia. As fontes buscadas são com base em artigos on-line. Esse trabalho realiza-se por observação direta e objetivo explicativo.
3 resultados
O século XXI é marcado por inúmeros avanços tecnológicos, dentre eles, destaca-se o aperfeiçoamento informático. Em um mundo globalizado onde a principal moeda é a informação, a Internet tornou-se uma fonte infinita e rica de informações. O artigo Infância (des)conectada e a psicopedagogia (2018, v.5, n.1) aponta como um aspecto importante a ideia de Kensky, como as tecnologias estão presentes em todos os momentos do processo pedagógico, desde o planejamento das disciplinas, da elaboração da proposta curricular até a certificação dos alunos que concluíram um curso. Além disso, focam que a presença de uma determinada tecnologia pode induzir profundas mudanças na maneira de organizar o ensino. Em muitos momentos da trajetória curricular as tecnologias são grandes aliadas da aprendizagem, porém tudo depende de como são incorporadas na vida escolar dos alunos, professores e pedagogos.
A cada momento um novo tipo de tecnologia é criado e diversas descobertas são feitas, trazendo novas formas de ler, ver, obter conhecimento, porém ao mesmo tempo podem mudar nosso jeito de pensar, agir e lidar com nossa vida. A adolescência é uma fase muito turbulenta, a personalidade da pessoa ainda não está totalmente formada, a instabilidade emocional e a vontade de fazer parte do ambiente ao seu redor permite que os jovens sejam facilmente influenciados, com coisas boas e ruins. Portanto é imprescindível que todos façam o uso correto desta ferramenta tão valiosa para seus conhecimentos.
...