ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS PROINTER TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
Por: Weslleyde16 • 22/5/2016 • Bibliografia • 1.501 Palavras (7 Páginas) • 428 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA UNIDADE DE PIRITUBA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
PROINTER
TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
4ª SÉRIE
São Paulo
2015[pic 2]
FACULDADE ANHANGUERA UNIDADE DE PIRITUBA
AUTORES
Aline Rodrigues
André Luís Peres
Adriana Oliveira Marques
Julinaildes Brito Santos
Cláudia Ribeiro de Souza
Sérgio Wilson Basílio
Verônica de Souza Moraes
Suzana Alves
Rodrigo Rocha
Diego Antônio de Oliveira
Weslley Monteiro Cesar de Castro
RA: 9911166845
RA: 9911166816
RA: 9911166816
RA: 8868412980
RA: 9910166780
RA: 1299100239
RA: 9898532525
RA: 9911166848
RA: 2982564494
RA: 9898532524
RA: 2982564494
Professora
Geisa Rangel
[pic 3]
Logística
O que é logística:
Um sistema desenvolvido na Administração de Empresas, a Logística funciona assim como seu próprio nome diz, agir com habilidades e raciocínio lógico. Responsável por administrar as áreas de transporte, armazenamento, compras, distribuição e entrega de produtos, ela pode diminuir os custos e tornar a empresa mais competitiva no mercado através de um bom planejamento.
Dia da Logística:
É comemorado anualmente em 6 de junho.
O que faz o profissional de logística?
É o responsável pela administração de materiais e recursos numa empresa, para otimizar o uso dos espaços e reduzir o tempo e o custo de cada processo. Controla o estoque e a armazenagem, planeja a movimentação interna e a distribuição entre fábricas, centros de distribuição e varejo. Comunica-se com fornecedores e clientes e opera sistemas eletrônicos.
Áreas de Atuação:
O profissional de logística poderá atuar em diversas áreas como:
· Transporte:
O transporte de carga é definido por 5 modais principais:
Rodoviário, é o transporte mais conhecido e utilizado em toda a extensão do território nacional.
A distribuição é feita por meio de caminhões e caretas nas rodovias brasileiras.
Ferroviários, é o transporte por meio de ferrovias, é uma opção adequada para cargas de grandes volumes e longas distancias, é um modal com pouca flexibilidade e de baixo custo de frete.
Aéreo, a principal característica do modal é a agilidade e facilidade em percorrer longas distâncias nacionais e internacionais. É uma ótima opção quando fatores tempo e segurança são um requisito para a empresa.
Aquaviario é o modal indicado para o transporte de produtos com baixo valor agregado, capaz de transportar em bastante quantidade, longas distancias, no entanto, rapidez e agilidade não são um diferencial.
Dutoviario é utilizado por meio da implantação de dutos e tubos subterrâneos, submarino, permite transporte a longas distancias e grandes quantidades.
É indicado para fluidos líquidos, gases e sólido granular.
Estoque representa um dos investimentos mais elevados nas contas que compõem a estrutura de capital de giro nas empresas.
O ideal é trabalhar com estoques que se enquadrem em padrões mínimos e máximos, ditados pela segurança e bom senso da equipe.
A classificação básica que as empresas fazem quanto aos estoques é a seguinte: Empresas comerciais: mercadorias.
Indústrias: matéria prima, produtos em processo e produtos acabados.
Roteirização:
Responsável por organizar as rotas. Aonde o veículo vai passar quais entregas cada veículo vai transportar e etc.
Contratação de veículo:
Depois que a roteirização monta as rotas onde os veículos devem passar o setor de contratação de veículo, aciona os motoristas e transportadoras para realizar as entregas dos produtos nos clientes.
Monitoramento:
Monitora todas as cargas expedidas pela empresa para garantir que todas as entregas sejam efetuadas.
· Estoque:
Estoque é um dos setores que exerce papel de importância dentro de uma empresa, por ser ele que mantém todos os produtos necessários para seu funcionamento, tornando-se essencial em uma gestão eficiente. Tipos de estoque: Estoque de Antecipação, Estoque Consignado, Estoque Máximo, Estoque Mínimo, Estoque de Segurança e entre outros tipos.
· Armazenagem:
Segundo Pozo (2010, p.11), “É o processo que envolve administração dos espaços necessários para manter os materiais estocados”. Esta atividade envolve fatores como localização, arranjo físico, equipamentos de movimentação e grande necessidade de recursos financeiros e humanos. Seus custos podem absorver de 10 a 40% das despesas logísticas, porém, se bem administrada, agrega valor ao produto, se diferenciando no atendimento aos clientes.
É a atividade que diz respeito á estocagem ordenada e a distribuição de produtos acabados dentro da fabrica ou em locais destinados a este fim pelos fabricantes, ou através de um processo de distribuição.
· Processamento de pedidos:
O Processamento de Pedidos é um fator crítico para a tomada de decisões e decisivo quando se trata da demora em levar bens e serviços aos clientes, pois há a necessidade de uma boa gestão dos recursos logísticos disponíveis. Essa atividade também dá partida ao processo de movimentação de materiais e produtos, assim como a entrega desses serviços, pois somente com a sua rapidez e sua eficiência pode-se garantir menor lentidão e maior satisfação dos atribuídos ao processo. É uma atividade logística primária por ser considerada de grande importância para que se possa cumprir a missão da organização.
...