AUDITORIA INTERNA NO GERENCIAMENTO DA COMUNICAÇÃO DA EDP- ES (DESENVOLVIMENTO DA GESTAO DE PESSOAS NA EDP ES E A FALTA DE VALORIZAÇÃO DO CAPITAL HUMANO NAS AGÊNCIAS)
Por: Marcos Santiago • 19/4/2019 • Trabalho acadêmico • 13.647 Palavras (55 Páginas) • 487 Visualizações
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL – SENAI
MARCOS VINICIUS SANTIAGO DE SOUZA
RODRIGO BATISTA CREVELLARIO
VINICIUS HELMER MENEGHETTI
AUDITORIA INTERNA NO GERENCIAMENTO DA COMUNICAÇÃO DA EDP- ES (DESENVOLVIMENTO DA GESTAO DE PESSOAS NA EDP ES E A FALTA DE VALORIZAÇÃO DO CAPITAL HUMANO NAS AGÊNCIAS)
SERRA
2018
MARCOS VINICIUS SANTIAGO DE SOUZA
RODRIGO BATISTA CREVELLARIO
VINICIUS HELMER MENEGHETTI
AUDITORIA INTERNA NO GERENCIAMENTO DA COMUNICAÇÃO DA EDP ES (DESENVOLVIMENTO DA GESTAO DE PESSOAS NA EDP ES E A FALTA DE VALORIZAÇÃO DO CAPITAL HUMANO NAS AGÊNCIAS)
Trabalho de conclusão de curso, apresentado Centro de Educação Profissional Jones Santos Neves, como parte de exigências para a apresentação do TCC final, sob orientação do docente Roberto Junior de J. Salles do curso de Processos Administrativos
SERRA
2018
SUMÁRIO
Introdução 5
2. Teorias Administrativas 6
2.1 Definição 6
2.2 Administração Cientifica de Taylor 6
2.3 Teoria das Relações Humanas 7
2.3.1 Decorrências Da Teoria Das Relações Humanas 13
2.4 Teoria Comportamental 15
2.4.1 Hierarquia Das Necessidades De Maslow 16
2.5 Teoria Dos Dois Fatores De Herzberg 18
2.6 Teoria X e Teoria Y 19
2.7 Sistemas da Administração 22
2.8 Processo decisorial 23
2.9 Homem Administrativo 23
2.10 Decorrências da Teoria Comportamental 24
3. Gestões de Pessoas 24
3.1 Definição 24
3.2 Contexto Histórico 26
4. Diferença Entre DP, RH e GP 28
5. Pilares da Gestão de Pessoas 29
5.1 Motivação 29
5.2 Comunicação 31
5.3 Trabalho em Equipe 32
5.4 Conhecimento e Competência 34
5.5 Treinamento e Desenvolvimento 35
6. Processos da Gestão de Pessoas 35
6.1 Agregar Pessoas 36
6.2 Aplicar Pessoas 37
6.3 Recompensar Pessoas 39
6.4 Desenvolver Pessoas 40
6.5 Manter Pessoas 46
6.6 Monitorar os Resultados 49
8. Estudo de Caso 49
8.1 Apresentação da Empresa 50
8.2 Objetivo do Estudo de Caso 52
8.3 Problema 52
8.4 Hipóteses 52
8.5 Ferramentas Utilizadas Na Execução Dos Problemas 53
09 Anexo 55
10. Conclusão 74
11 Referências Bibliográficas 76
Introdução
Com o decorrer da crise em diversos lugares do mundo as organizações visam cada vez adquirirem um diferencial competitivo no mercado de atuação, com o enfoque de atrair e reter novos clientes internos.
A gestão de pessoas é um modelo de gestão que trabalha a valorização do capital humano através de seus pilares e processos, ela é realizada a fim de buscar a motivação dos colaboradores, desenvolvendo a qualidade de vida e agregando capital intelectual, através dos treinamentos disponibilizados pelo departamento de recursos humanos.
Na EDP Espírito Santo, essa gestão é realizada por líderes de seus diferentes setores. O líder desencadeia as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar sua equipe, e juntos alcançar os objetivos e metas estabelecidas. O estilo de liderança empregado em determinado setor interfere diretamente no desenvolvimento dos colaboradores, pois dependendo do tipo de liderança o líder conseguirá desenvolver um bom relacionamento com seus subordinados proporcionando assim uma ótima comunicação.
Entretanto, outro fator fundamental neste modelo de gestão é o reconhecimento das atividades executadas pelos colaboradores, e como resultado, os mesmos irão se sentir parte fundamental da organização, entretanto a sua produtividade aumentará além do esperado.
O departamento de recursos humanos trabalha em conjunto com a gestão de pessoas, uma vez que faz a intermediação dos colaboradores com a empresa, além de disponibilizar ferramentas que ajudam na manutenção dos processos que nela se constituem, como: treinamentos, pesquisas de clima, campanhas de interação.
Com esse trabalho, iremos mostrar como surgiu a gestão de pessoas, quais fatores influenciam neste modelo de gestão e relacionar os pilares e processos com pesquisas realizadas na EDP Espírito Santo, através da pesquisa iremos apontar as etapas que precisam ser corrigidas.
2. Teorias Administrativas
2.1 Definição
As teorias da administração são obviamente conteúdos bastante pertinentes necessários para aqueles que buscam se formar no ramo administrativo. Desde o surgimento das primeiras teorias se passou muitos fatos. A tecnologia está cada vez mais a nosso favor, diferentemente da época em que surgiram as primeiras e principais teorias da administração.
Através da tecnologia, a comunicação se transformou bastante, hoje em dia, estando aqui no Brasil podemos no comunicar com alguém em qualquer lugar do mundo. Apesar de toda essa inovação tecnologia as teorias da administração criadas em gerações passadas, ainda se mostram bastante atuais, e são utilizadas, em sua totalidade ou em partes, por várias empresas.
...