Analise de Obras
Por: ctsut • 26/5/2015 • Projeto de pesquisa • 767 Palavras (4 Páginas) • 268 Visualizações
EXERCÍCIO 1
MANET, O almoço sobre a relva ou O piquenique no bosque), 1862-1863 | MANET, Olympia, 1863 |
Ambas pinturas tem a mulher inteiramente nua olhando para fora da tela de modo confrontador e indiferente a outras pessoas que estão inteiramente vestidas.
Tais obras causaram escândalos e provocaram protestos na sociedade conservadora classificando-a como vulgar e imoral pois a representação da mulher sem roupa fora do conceito de nu clássico. Manet mostra a arte mais realista como a vida cotidiana de uma forma mais direta.
Manet era criticado não apenas pelos temas, mas também por sua técnica, que escapava às convenções acadêmicas. Freqüentemente inspirado pelos mestres clássicos e em particular pelos espanhóis do Século de Ouro, Manet influenciou, entretanto, certos precursores do impressionismo, em virtude da pureza de sua abordagem.
EXERCÍCIO 2
GOYA, Três de Maio de 1808 em Madrid, ou Os fuzilamentos de três de Maio, 1814 | MANET, A execução de Maximiliano, 1867 |
Ambas as obras retratam o fuzilamento de civis durante a invasão de Napoleão Bonaparte que eram contrários a sua política. Com o caráter destruidor que a guerra entre espanhóis e franceses associada a sangrentos massacres, ao qual Goya teve oportunidade de assistir de forma direta, foram temas que o atormentaram e contribuiu para que se tornasse pessimista com relação a capacidade de destruição e ódio que a espécie humana era capaz de alimentar.
EXERCÍCIO 3
EDGAR DEGAS, O Absinto, 1875 | EDGAR DEGAS, Duas Dançarinas |
A figura central dessas duas obras de Degas e´a mulher. Degas se empenhava por captar tudo da maneira mais realista possível, ter a imagem do que via tão fiel quanto possível à realidade exterior. Degas ao pintar bailarinas ia além do que se via à primeira vista, as bailarinas eram apenas o plano de fundo, o principal da pintura eram os movimentos e a leveza que elas representam. A liberdade no tratamento dos personagens e de suas posturas e movimentos dá um sentido snapshot (registro instantâneo) como sendo algo casual.
Influenciado pela estética naturalista, retratou a vida parisiense nos seus vícios na pintura O Absinto mostrando a alienação social no mundo moderno, em que o progresso industrial funciona para alguns como uma porta para a exclusão, principalmente nas grandes cidades, o que acontecia na Paris da época.
EXERCÍCIO 4
MONET, Impressão, nascer do sol, 1872 | MONET, A Ponte Japonesa |
O quadro Impressão Nascer do Sol deu o nome ao movimento impressionista. Ao ser exposto pela primeira vez, um crítico zombou da tela e do título, dizendo que tudo ali era “impressionista”. Mal sabia ele que os artistas da época adorariam o nome e o adotariam para o movimento, rompendo assim com a arte do Realismo. Os impressionistas expressavam luz e movimento, as pinceladas soltas eram o principal elemento da pintura.
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