Analise de terreno, Arquitetura
Por: guisteinbach • 28/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.229 Palavras (5 Páginas) • 1.759 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
Guilherme steinbach
Atividade Orientada supervisionada 2
Palhoça/SC
2015
Guilherme steinbach
Atividade orientada supervisionada 2
Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Civil, da Universidade do Sul de Santa Catarina, na disciplina de Projeto Arquitetônico, como composição da nota semestral.
Prof. Carla Caldas
sumário
1 INTRODUÇÃO 4
2 ANÁLISE do LOCAL 5
2.1 _ DADOS URBANOS 7
2.2 SITUAÇÃO LEGAL 8
Anexos 10
INTRODUÇÃO
Para a elaboração de um projeto de uma residência, o engenheiro ou arquiteto além de estar dentro do quadro do gosto do cliente, tem de estar dentro do padrão da prefeitura; não adianta se fazer todo um projeto perfeito ao cliente e este não ser viável diante das normas da prefeitura. Existem várias exigências para que o projeto atenda as normas e leis da região para que a casa seja construída legalmente. Observa-se que o projeto não é apenas a elaboração do da planta em si, mas sim todo um estudo preliminar do terreno, cortes, normas da prefeitura, solo e técnicas de construção.
Neste trabalho, o lote se encontra no condomínio residencial no bairro Pedra Branca no município de Palhoça/SC, Rua Bem me Queres número 84. O objetivo deste é ser feito o estudo do tipo de terreno e normas do município para se projetar uma residência que se adeque a estes meios, e ao do cliente.
Análise do LOCAL
O lote a ser projeta a residência está localizado em Santa Catarina, no bairro Pedra Branca, no município de Palhoça/SC, próximo a Universidade do Sul de Santa Catarina(UNISUL) e apresenta dimensões com 30,00 metros de profundidade por 12,00 metros de largura, totalizando assim uma área de 360,00 metros quadrados, é um terreno situado entre dois terrenos com construções já executadas e prontas com a frente voltada para a rua Bem me Queres e fundos para a rua do Ipês
“A história da Pedra Branca começa no final da década de 90, quando se planejou a transformação de uma fazenda familiar, com suas belezas naturais, em um bairro diferenciado no município de Palhoça, na Grande Florianópolis. Desde seu início o bairro teve como grande âncora a universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, que aqui se instalou, trazendo vida e movimento ao empreendimento. O loteamento foi registrado como um bairro chamado Cidade universitária Pedra Branca.” Retirado de http://cidadepedrabranca.com.br/um-pouco-de-historia/. Esse bairro que foi desenvolvido com a ideia de ser um bairro independente, com que os moradores pudessem permanecer nele, tanto para o trabalho, estudo ou lazer.
O lote é parcialmente plano, sem inclinações ou declividades acentuadas e possui uma camada de vegetação baixa distribuída por todo o terreno. A orientação solar do lote possui uma boa situação, sendo o lado da Rua dos antúrios e o da Rua Juazeiros que recebe o sol da manhã, já que está na direção leste e os outros dois lados, que estão juntos as duas residências existentes, estão situados para receber o sol do final do dia, visto que estão na direção oeste. O clima da região é classificado como subtropical úmido (Classificação climática de Köppen-Geiger: Cfa), tendo temperaturas médias de 20.1 ºC. A pluviometria anual é de 1472 mm, umidade relativa do ar de 82% devido a proximidade do mar e os ventos predominantes sopram do quadrante norte, com velocidade média de 3,5 m/s, porém, os mais velozes e também os mais frequentes são provindos do sul com velocidade média de 10 m/s.
Abaixo seguem algumas fotografias demonstrando a situação do lote.
[pic 2]
Fotografia 01: Vista frontal do lote.
Fonte: Guilherme Steinbach 14/08/2015
[pic 3]
Fotografia 01: Vista frontal do lote.
Fonte: Guilherme Steinbach 14/08/2015
Sendo feito a análise das fotografias e do terreno em si, têm-se um terreno com suas duas faces laterais ocupadas por casas residenciais e um terreno ainda não construído na parte de trás porém residencial também. O terreno é plano, porém o ideal é ser feito um estudo topográfico mais aprofundado deste. A drenagem deste diante estes fatores será projetada para a parte da frente do terreno, onde se encontra a Rua Bem me Queres.
dados urbanos
A seguir será apresentada a planta de situação.
[pic 4]
Imagem 1:Planta de situação.[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]
Fonte: Arquivo Próprio.
As imediações do bairro pedra branca se caracteriza por casas de alto padrão, o terreno escolhido em questão esta situado próximo a Universidade do Sul de Santa Catarina e o uso do solo na região em questão é de exclusividade para residências podendo ser conferido na leiNº 18/1993 que diz :Art. 1º O parcelamento do solo para fins urbanos será regido pela presente lei, elaborada nos termos da Lei Federal nº 6.766/79, Lei Estad↑ual nº 6062/82 e demais disposições sobre a matéria, complementada pelas normas específicas de competência do Município<http://www.palhoca.sc.gov.br/parcelamentodosolo.php>acessado em 12 de mar.2015.
...