TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Fases da construção da igreja

Por:   •  4/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 4

ARQUITETURA E URBANISMO

SANTA MARIA DELLA PACE

2017[pic 1]

        

SANTA MARIA DELLA PACE

Trabalho desenvolvido durante a disciplina de História da Arquitetura 2, como parte da avaliação.

2017[pic 2]


SUMÁRIO

1 CONTEXTO HISTÓRICO        2

2 PIETRO DA CORTONA        3

2.1 Fases da construção da igreja        4

3 CONTEXTO URBANO        4

4 ANÁLISE DOS ELEMENTOS        5

5 CONCLUSÃO        6

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        7

 

1 contexto histórico

Localizada em Roma, na Itália, nos arredores da Piazza Navona (uma das principais praças da cidade), a Igreja Santa Maria Della Pace teve sua construção iniciada em 1482 , por ordem do Papa Sisto IV em gratidão ao pelo tratado de paz com Milão e outras cidades italianas. O edifício atual foi construído sobre as fundações da igreja anterior, Sant'Andrea de Aquarizariis  ("Aquarizariis": "carregadores de água", função indispensável em Roma depois que os aquedutos romanos se perderam). 

Baccio Pontelli  (1450 em Florença - 1492 em Urbino, Itália) foi um arquiteto e escultor italiano que participou ativamente das reformas urbanistas empreendidas por Sisto IV em Roma e no Vaticano.

2 pietro da cortona

Também conhecido como Pietro Berettini, foi um importante pintor, arquiteto e decorador do Barroco italiano. Nasceu na cidade italiana de Cortona, filho de um pedreiro da Toscana; estudou em Cortona (1609 – 1612) e seguiu para Roma. Aos 16 anos (1612) entrou em contato com os pintores florentinos Baccio Ciarpi e Andrea Commodi. Depois de um tempo começou a produzir obras sacras, sendo seu primeiro grande trabalho os afrescos de Santa Bibiana, Roma.

Na arquitetura foi influenciado por Michelangelo e Andrea Palladio, ganhando destaque entre seus projetos mais famosos como as fachadas de Santa Maria dela Pace (1656 – 1657) e de Santa Maria in Via Lata (1658 – 1662).

O edifício principal de Santa Maria dela Pace data do século XV. Cortona deu a ele uma nova fachada convexa, com uma plasticidade que é contida pelas pilastras coríntias.

A fachada de Cortona parece ter sido curvada e ter saído de dentro para fora. As paredes dos lados são análogas a palcos laterais e conectam a igreja a edifícios preexistentes.

2.1 Fases da construção da igreja

O  conjunto completo da igreja, que também engloba o Claustro, foi construído em etapas e a pedido de vários cardeais da igreja:

  • 1482 – Baccio Pontelli, autor da nave única com capelas dos dois lados
  • Início do século XVI – Bramante construiu o Claustro por encomenda do cardeal Oliviero Carafa.
  • Metade do século XVII – Pietro da Cortona restaurou a igreja e fez a fachada barroca.

3 CONTEXTO URBANO

A igreja Santa Maria Della Pace foi restaurada no século XVII a mando do Papa Alexandre VII. Nesse período da história a igreja católica tinha grande influência tanto na sociedade quanto na política. Com isso sua obra no ano de 1657 não foi encomendada em vão. Além disso, sua reforma trouxe alguns impactos para a região próxima que sofreu algumas demolições. E por fim, sua relação com o entorno é bastante significativa apesar de possuir a mesma altura das outras edificações. Ela está situada no coração de Roma, onde o Vaticano se encontra a oeste sendo separados pelo Rio Tibre, o Pantheon ao sul e a Fontana di Trevi a leste.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (145.8 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com