Auditoria
Por: vanearantes • 11/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.911 Palavras (12 Páginas) • 627 Visualizações
ATPS – AUDITORIA
SÚMARIO
- Introdução______________________________________________02
- O que é Auditoria_________________________________________03
- Quais os tipos de Auditorias existentes? Explicar cada um.________03
- Quais as responsabilidades do auditor externo e do auditado?______04
- Qual a postura que um auditor deve ter?_______________________05
- Demonstrações Contábeis Auditadas__________________________06
- Planejamento de Auditoria__________________________________09
- Carta de Responsabilidade e Lei de Sarbanes-Oxley (SOX) ________12
- Conclusão_______________________________________________15
- Referencias Bibliograficas__________________________________16
INTRODUÇÃO
De acordo com Lins (2012), a palavra auditoria origina-se do latim audire, que significa ouvir. Os primeiros a utilizarem a auditoria foram os ingleses, “auditing”, para expressar o conjunto de procedimentos técnicos para a revisão da contabilidade. Conforme Attie (2011, p. 7), o surgimento da auditoria está ancorado na necessidade de confirmação por parte dos investidores e proprietários quanto à realidade econômico-financeira espelhada no matrimônio das empresas multigeograficamente distribuídas, e é simultâneo ao desenvolvimento econômico que propiciou participação acionária na formação do capital de muitas empresas. Ainda conforme Attie (2011, p. 8), foi a partir da criação do SEC (Secutity and Exchange Commission), em 1934, nos Estados Unidos, que a profissão de auditor assume importância e recebe um novo estímulo, uma vez que as empresas que transacionavam ações na Bolsa de Valores foram obrigadas a se utilizarem dos serviços de auditoria para dar maior credibilidade a suas demonstrações financeiras. No Brasil a auditoria evoluiu com as instalações de organizações internacionais de auditoria, filiais estrangeiras, promulgação pelo Banco Central das normas de auditoria, criação da Comissão de Valores Mobiliários e da Lei 6.404/1976 (Lei das S/A), financiamentos de empresas brasileiras em instituições internacionais e investimentos internacionais, uma vez que estas precisavam que suas demonstrações tivessem sido auditadas.
No decorrer desta Atividade Avaliativa Supervisionada estaremos estudando as particularidades da Auditoria tais como os tipos de auditoria existente, as responsabilidades e postura de um auditor, as Demonstrações Contábeis Auditadas, Planejamento da Auditoria, a Carta de Responsabilidade e a Lei de Sarbanes-Oxley (SOX).
O que é auditoria?
Auditoria é uma revisão das demonstrações financeiras, sistema financeiro, registros, transações e operações de uma entidade ou de um projeto, efetuada por contadores, com a finalidade de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios da administração.
A auditoria também identifica deficiências no sistema de controle interno, no sistema financeiro e apresenta recomendações para melhorá-los.
As auditorias podem definir substancialmente, dependendo de seus objetivos, das atividades para os quais se utilizam as auditorias e dos relatórios que se esperam dos auditores.
Quais os tipos de auditorias existentes?
As auditorias podem ser classificadas em três grupos:
- Auditoria financeira
- Auditoria de cumprimento e
- Auditoria operacional.
Auditoria financeira é o exame de demonstrações financeira da entidade como um todo.
A auditoria financeira faz com que o auditor expresse uma opinião sobre as demonstrações financeiras se estão apresentadas de acordo com os princípios da contabilidade, tem como objetivos principais:
- Certificar-se de que o saldo no boletim de caixa, saldo bancário e no razão contábil correspondem efetivamente aos valores físicos existentes;
- Certificar-se de que os valores existentes no caixa, no banco, nas aplicações financeiras estão sendo utilizados da maneira como deveria;
- Certificar-se se os saldos contábeis de controles internos referentes aos clientes a receber e fornecedores refletem a posição real dos títulos em aberto;
- Certificar se os controles internos existentes no departamento financeiro proporcionam segurança suficiente que reduzam ou evitem a possibilidade de fraudes e irregularidades.
Auditoria de cumprimento e operacional
Auditoria de cumprimento é a auditoria operacional tem objetivos específicos e podem ou não estar relacionadas à contabilidade de uma entidade.
A auditoria de cumprimento engloba a revisão, comprovação e avaliação dos controles e procedimentos operacionais de uma entidade.
A auditoria operacional é uma atividade especializada exercida nas empresas, que compreende o levantamento de dados e analise da produtividade e a rentabilidade das empresas; custos das operações, do equilíbrio e do crescimento estrutural e patrimonial e a viabilidade econômica financeira dos projetos de ampliação dos negócios.
Segundo Araujo (1998, p.35), a auditoria operacional consiste em revisões sistemáticas de programas, organizações, atividades ou segmentos operacionais dos setores públicos e privados, com a finalidade de avaliar e comunicar se os recursos da organização estão sendo usados eficientemente, bem como se estão sendo alcançados os objetivos operacionais. Daí entende-se que a auditoria operacional é o processo de avaliação do desempenho real, em confronto com o esperado, o que leva, inevitavelmente, à apresentação de recomendações destinadas a melhorar o desempenho e a aumentar o êxito dos negócios empresariais.
Quais as responsabilidades do auditor externo e do auditado?
O Auditor Externo é o profissional por observar os regulamentos externos, ou seja, de terceiros das empresas. Um auditor externo observa os regulamentos com maior rigor do que qualquer outro empregado, mantendo alto padrão de comportamento moral e funcional.
O Auditor Externo tem a responsabilidade de observar os regulamentos externos, ser discreto, não se utilizando de fatos apurados para proveito próprio, reportar eventuais sugestões sobre possíveis melhorias de sistemas de controle ou trabalho, só reportar o fato que possam ser comprovados por documentos verificados e que não possam ser contestados, manter sempre presente perante os setores que audita.
...