Auditoria interna
Por: paulaingred • 17/7/2015 • Trabalho acadêmico • 498 Palavras (2 Páginas) • 446 Visualizações
ntrodução a Auditoria
A auditoria de Recursos humanos se caracteriza pelo objetivo de prevenção ou de eliminação de obstáculos inerentes ao quadro funcional. Tem também como finalidade a atribuição de promover análises e orientar o planejamento inerente necessidade de colaboradores de acordo com os cargos e salários. Visa ainda confirmar se atividades como recrutamento e seleção, treinamentos, administração de bônus e salários, entre e outras estão em conformidade com as políticas previamente definidas. Quanto maior e mais descentralizada for a empresa, mais complexas serão as necessidades relativas a base de colaboradores, gerando consequentemente a necessidades de mais auditorias.
s auditorias de recursos humanos , assim como qualquer outra auditoria de qualquer atividade, não podem ser tendenciosas e nem satisfazer o desejo de alguns. Ela deve ser imparcial e o auditor deve se pautar pela ética profissional. É comum em uma auditoria, surgir a necessidade de o auditor agir como um consultor e vice versa.
A ética é parte crucial na profissão do auditor, pois muitas informações devem ser mantidas em sigilo e as pessoas devem ser preservadas para não sofrerem retaliações por causa de interesses adversos a auditoria. É muito importante que o auditado sinta-se a vontade para expressar o que vai no seu intimo e também relatar ara o auditor os fatos com veracidade. As informações que são obtidas através de uma auditoria, passam a fazer parte do Relatório de Análise Crítica de forma a não comprometer o auditado, sendo que em nenhum momento se faz referência a nomes. A intenção não é buscar culpados, mas relatar os fatos tais quais eles são, porém se uma situação grave é constatada, então os fatos são coletados e comunicados a alta administração para que tomem as devidas providências.
Normas aplicáveis
Antes de falarmos sobre as normas aplicáveis em relação ao trabalho, cabe aqui uma observação que pode e deve ser amplamente discutido em relação às regras e normas trabalhistas. Devido às grandes exigências trabalhistas e ambientais, muitas empresas estão buscando descentralizar sua produção para regiões ou países onde a conquista trabalhista e a legislação ambiental são mais flexíveis. Observamos que a administração de recursos humanos é composta por diversas atividades que envolvem vários campos do conhecimento e especializações, podemos citar: administração, psicologia geral e organizacional, direito do trabalho, serviço social, engenharia de segurança e ergonômica, benefícios diversos, qualidade de vida, entre outros. Na prática, a relação que se estabelece é interdisciplinar e sistêmica. É preciso que todos “falem a mesma língua” para que os objetivos propostos sejam atingidos.
Para Chiavenato (2000), sob o ponto de vista de sistema podemos dividir a administração de RH em cinco subsistemas:
Subsistema de provisão ou alimentação: administra a admissão de mão-de-obra na organização;
Subsistema de aplicação: responsável por dimensionar a alocação de mão-de-obra na organização;
Subsistema
...