Auditório Parco Della Música – Renzo Piano
Por: 111854 • 23/6/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 577 Palavras (3 Páginas) • 325 Visualizações
Auditório Parco Della Música – Renzo Piano
O Auditório Parco Della Música é um complexo multifuncional, construído no bairro de Parioli, em Roma, para sediar eventos musicais e culturais.
Foi inaugurado em 21 de abril de 2002 com a abertura da Sala de concerto Sinopoli, capacidade para 1200 pessoas, que possui elementos flexíveis, como um palco móvel e teto ajustável;
[pic 1]
Em 21 de dezembro do mesmo ano, o restante do complexo foi inaugurado acompanhado de outras duas salas de concerto mais importantes: Petrassi, com 750 assentos, piso e teto móveis, características das paredes para ter melhor acústica;
[pic 2]
E Santa Cecília, o salão principal que acomoda 2800 pessoas e é reservado para concertos sinfônicos.
[pic 3]
As três salas, constituem os principais volumes do projeto, verdadeiros “oradores harmônicos”, gigantescos instrumentos musicais de dimensões degradantes, localizadas em edifícios de tamanhos diferentes, com uma forma que lembra a de um escaravelho.
[pic 4]
São cobertas com placas de chumbo e dispostas radialmente em torno de um anfiteatro ao ar livre, o Cavea, uma quarta sala com capacidade para 3000 lugares que representa fisicamente o foco de todo o projeto. O auditório em si abrange uma área de 55.000 m² no distrito de Flaminio, entre a Villa Glori, a Colina Parioli e a Vila Olímpica.
[pic 5]
Cavea
O espaço envolvente, onde os edifícios não ultrapassam a altura do auditório, é ocupado por outras estruturas – salas de serviço, estúdios de gravação, salas de ensaio – enquanto em redor de todo edifício existe um vasto terraço prático, cuja vegetação envolvente é uma extensão do parque Villa Glori.. A partir daqui, entre a sala de Santa Cecília e a sala de Sinopoli, são visíveis os restos da Villa Romana que vieram à luz durante a construção do complexo.
Além das três salas de concerto, a estrutura também inclui o Studio Theatre, três diferentes estúdios de gravação e o foyer (utilizado para exposições de artes plásticas). Um bar, um café-bar, um bar-restaurante e uma grande biblioteca foram abertos. O complexo também abriga os escritórios da Musica per Roma Foundation, que administra a estrutura, e da Academia Nacional de Santa Cecília, da qual é a sede principal.
Particular atenção foi dada à escolha dos materiais que derivam da tradição romana: lajes de travertino para cobrir as camadas da Cavea, os foyers e as entradas; o tijolo romano, feito à mão, para cobrir todas as superfícies verticais e placas de chumbo pré-oxidado modeladas uma sobre a outra. As várias partes do auditório lembram uma analogia funcional com instrumentos musicais, inspirada na forma e no uso da madeira.
[pic 6]
Durante as cavações para dar início ao projeto, foi encontrado fundações de uma grande vila romana que remonta a 2.600 anos. Era então necessário não apenas preservá-las, mas também torná-las parte do complexo. Portanto, a posição dos edifícios foi redefinida e uma parte importante do projeto foi revisada.
...