TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RENZO PIANO E O MUSEU ZENTRUM PAUL KLEE

Por:   •  19/5/2016  •  Tese  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  1.145 Visualizações

Página 1 de 2

RENZO PIANO E O MUSEU ZENTRUM PAUL KLEE

Nascido em 1937 na cidade de Genova, Renzo Piano é hoje um arquiteto de renome mundial, conhecido por suas obras arquitetônicas contemporâneas.[pic 1]

Diferente da maioria dos arquitetos, Piano iniciou sua vida profissional tendo contato primeiro com os canteiros de obras e posteriormente com a arquitetura. Sua ligação com o construir que o levou à arquitetura, e não ao contrário.

Renzo Piano se formou na Escola de Arquitetura na Politécnica de Milão e logo após sua graduação fez viagens estudantis para a Inglaterra e Estados Unidos.

Seu escritório de arquitetura, em parceria com o arquiteto inglês Richard Rogers, “Piano & Rogers” foi fundado em 1971. E foi com essa parceria através do projeto do Centro Pompidou, em Paris, que Piano ganhou destaque mundial. A inserção urbana em um complexo cultural é um dos pontos mais visitados da cidade.

Em 1998 o arquiteto chegou ao auge da sua carreira ao ganhar o Prêmio Pritzker, prêmio de reconhecimento máximo da arquitetura, com o projeto do Aeroporto Internacional de Kansai.

Além desses projetos, outros que ganham destaque são o Centro Cultural J.M Tjibaou – Nouméa, Nova Caledônia; Museu da Fundação Beyeler – Riehen, Suiça; e o Museu Zentrum Paul Klee – Bern, Suíça.[pic 2]

O Zentrum Paul Klee foi inaugurado em 2005. Abrigando suas principais obras, o Museu é dedicado a um dos mais importantes artistas do século XX, Paul Klee.

O edifício do museu criado tem uma estrutura incomum constituída por uma série de arcos paralelos em aço no formato de ondas contínuas que criam a impressão de colinas. A colina do meio abriga a exposição das obras de Klee. A colina do norte é ocupada por uma sala, um auditório e um museu para as crianças. Já a do sul é reservada a administração e pesquisas.  Por motivos de preservação das obras, o museu não possui incidência de luzes fortes. A luz é obtida através da fachada oeste. E filtrada e suavizada através de telas translúcidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (120.8 Kb)   docx (78 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com