Basilica Santa Maria
Por: Renata Fragoso • 1/4/2015 • Abstract • 393 Palavras (2 Páginas) • 560 Visualizações
1. Introdução – História
´´Peste Negra e suas consequências’’
A peste foi transmitida inicialmente para um carpiteiro local, onde ploriferou catastroficamente por toda Veneza. Em 1630, Giovanni Tiepollo, fez uma promessa em que ao obter o livramento da Peste Negra, ele ergueria uma Igreja com o nome de Santíssima Maria della Salute e que em cada ano que passasse seria declarada a libertação do mal existente naquele periodo, e todo o povo iria visitar a Basílica em perpétua memória em gratidão aos que sobreviveram. Quando a Peste Negra sessou, havia dizimado 80 mil Venezianos, entre eles o Doge e o Patriarca daquele período.
Como prometido, a Basílica Santa Maria Della Salute iniciou sua construção em 1631 e levou 56 anos para ser concluida, em 1687.
4
2. Arquitetura e suas Caracteristicas
Para que a igreja pudesse ser erguida, fora necessário cravar mais de um 1 156 650 estacas no terreno para apoiar-se no solo e ao mar, pois encontra-se no Grande Canal, ponto turistico de Veneza.
A Nave Central é de forma octogonal, onde está apoiada uma cúpula hemisférica que está rodeada por mais outras seis capelas menores, o Presbitério (Local onde os sarcedores ficavam) e o Altar Mor estam em destaque ao entrar na Basílica.
No Altar Mor está representada com a Virgem e um menino que simboliza a Saúde que a defende da Peste Negra. No teto representam-se três histórias bíblicas, Morte de Abel, Sacrífico de Abraão e Davi e Golias, essas três representações ameçadoras foram expressas de formas relistas que envolve quem adentra a Basílica.
Com a influencia Barroca, pode-se encontrar na Basílica Santa Maria Della Salute, uma rica distribuição em detalhes em Santos e Anjos pela Construção, influencia Palladiana em distribuições perfeitas entre suas colunas e pilares, a presença fundamental do arco em suas entradas, abside e todas as volutas externas são exatamente proporcionais as internas, caracteristicas encontradas especialmente nesta Básilica.
5
2.1 Arquitetura e suas Caracteristicas [Exterior]
Sua fachada contem um grande portal com quatro colunas distribuidas a sua volta, sua parte central em forma octogonal com sua grande cúpula está apoiada em seis capelas menores, suas volutas apoiam-se em contrafortes devido às pressões laterais da cúpula central. A Lanterna Principal é corodada sobre a Virgem Santa Maria, destaque interno da Básilica a parte central.
A Basílica prolonga-se ao Sul em sua dimensão inferior para o Presbitério com Absides [Forma semicircular, muito utilizada para Altar-Mor] laterais cobrindo a cúpula mais baixa.
6
...